Abe promete medidas para evitar impacto negativo do iene na economia

Shinzo Abe prometeu que irá tomará medidas para evitar que a desvalorização do iene exerça efeitos negativos sobre a economia.

Do Mundo-Nipo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, prometeu nesta terça-feira que irá tomar as medidas necessárias para evitar que a desvalorização do iene exerça efeitos negativos sobre a economia japonesa, indicando que alguns políticos japoneses estão cautelosos sobre os movimentos acentuados na taxa de câmbio.

 

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão (Foto: Aflo Images)
Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão (Foto: Aflo Images)

 

Em uma sessão parlamentar realizada nesta terça-feira, o primeiro-ministro do Japão disse que o governo irá monitorar o impacto que o aumento dos preços possa exercer sobre as empresas e a população, “desencadeado pelo enfraquecimento do iene”, e fará todos os esforços para prevenir que a desvalorização da moeda exerça uma influência prejudicial na economia do país, de acordo com a agência Kyodo.

O Banco do Japão (BOJ, na sigla em inglês), chefiado atualmente por Haruhiko Kuroda, que na sexta-feira (05) obteve a aprovação do Parlamento japonês para o mandato de cinco anos como presidente da entidade, agiu drasticamente em janeiro quando elevou a meta de inflação para 2%, com o intento de afrouxar as condições da política monetária, visando combater a tendência de queda nos preços que afeta a economia do país.

A meta de inflação da autoridade monetária era de 1% em termos anuais, mas o banco central japonês passou a enfrentar pressões do então recente primeiro ministro, Shinzo Abe, para estimular o crescimento.

Desde então a moeda japonesa vem registrando quedas significativas. Na segunda-feira (08), o BOJ iniciou o seu novo programa de estímulo monetário, o que levou a divisa japonesa a seu nível mais baixo em quase quatro anos, com o dólar superando a linha dos 99 ienes pela primeira vez desde maio de 2009.

 

Para saber mais sobre Economia, clique em mundo-nipo.com/economia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão e EUA devem concluir conversações sobre Parceria Transpacífica nesta semana

Next Article

Coreia do Norte alerta estrangeiros para deixarem a Coreia do Sul

Related Posts