Confiança dos trabalhadores japoneses se mantém inalterada em setembro

O índice de confiança se manteve em 47,4 pontos. Mas um valor abaixo de 50 sugere pessimismo.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

O índice do sentimento empresarial entre os trabalhadores japoneses se manteve inalterado em setembro ante o mês de agosto, quando marcou a primeira queda em 4 meses, informou o Gabinete do Governo, que entrevistou cerca de 2.000 trabalhadores em todo o país, principalmente do setor de serviços, incluindo funcionários de lojas e motoristas de táxi.

O índice de setembro, divulgado na quarta-feira (8), ficou em 47,4 pontos, mesmo nível de agosto. Um valor abaixo de 50 sugere que mais pessoas estão pessimistas sobre as condições de negócios.

Muitos entrevistados que trabalham em lojas de conveniência e lojas de eletrodomésticos registraram uma queda nas vendas devido às fortes chuvas.

O índice para as perspectivas econômicas para os próximos meses também se manteve inalterado, situando-se em 50,4 pontos em setembro.

Alguns dos inquiridos manifestaram preocupação com o aumento contínuo dos custos de material devido ao iene mais fraco, enquanto outros disseram que as vendas de itens caros, como cosméticos, estão se recuperando, em meio ao impacto do aumento sobre o consumo que entrou em vigor em 1º de abril.

O Gabinete afirma que os resultados de agosto e setembro estão relacionados às “intempéries do tempo”. “Trata-se de uma queda temporária”, afirma o gabinete em seu relatório.

O governo também manteve a avaliação de que a “economia japonesa está em rota de recuperação moderada”.

== Kyodo

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

‘Haikyuu!!’ lidera ranking semanal de mangás mais vendidos no Japão; veja lista

Next Article

Encomendas de máquinas no Japão saltam 4,7% em agosto

Related Posts