Encomendas de máquinas no Japão saltam 4,7% em agosto

Trata-se da terceira alta mensal consecutiva.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

As principais encomendas de máquinas do setor privado do Japão saltou a um ajuste sazonal para 4,7,5% em agosto na comparação com o mês anterior, mostraram dados do governo nesta quinta-feira (9), sugerindo que o investimento das empresas pode estar começando a se recuperar após desaceleração na esteira do aumento no imposto sobre o consumo interno em 1º de abril deste ano.

O aumento em agosto ficou acima do 1% de alta previsto por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” e pelo jornal japonês “Nikkei”. Trata-se da terceira alta mensal consecutiva.

As encomendas, que excluem navios, bem como serviços públicos por causa de sua volatilidade, subiram após aumentos registrados em julho (+3,5%) e em junho (+8,8%), mas o ritmo da recuperação desacelerou depois de o país registrar alta recorde de 19,5% em maio e 9,1% em abril, informou o Gabinete do Governo em um relatório preliminar.

Na comparação mensal, no entanto, os dados mostram que as encomendas recuaram 3,3% em agosto.

O valor das encomendas, amplamente considerado como um dos principais indicadores de gastos de capital, atingiu 807,8 bilhões de ienes, uma melhora acentuada após totalizar 771,7 bilhões de ienes em julho.

As encomendas de máquinas representam cerca de 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão e são vistas pelo primeiro-ministro Shinzo Abe como um dos pilares do crescimento econômico necessário para acabar com quase duas décadas de deflação.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Confiança dos trabalhadores japoneses se mantém inalterada em setembro

Next Article

Francês leva o Nobel de Literatura, contrariando as apostas no japonês Murakami

Related Posts