Ministro das Finanças afirma que Japão não está em recessão

Taro Aso, porém, se recusou a comentar sobre o rebaixamento do rating soberano do Japão.

Do Mundo-Nipo com Agências

O ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, afirmou nesta terça-feira (9) que a economia do país não está em recessão, mantendo sua já tradicional visão otimista apesar dos dois trimestres consecutivos de retração econômica.

Segundo números divulgados ontem, o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão teve uma contração maior do que a leitura preliminar sugeria para o período de julho a setembro, diminuindo 1,9% em termos anualizados. O recuo no terceiro trimestre veio na sequência de uma contração de 6,7% entre abril e junho ante o mesmo período do ano anterior, evidenciando o quanto o aumento do imposto sobre vendas tirou a economia do trilho de recuperação.

Os comentários de Aso, feitos durante uma coletiva de imprensa, vieram em resposta a pressão crescente para que o Ministério das Finanças solte as rédeas das contas públicas para que o governo do premiê Shinzo Abe possa investir mais para resgatar a economia.

O ministro rebateu a ideia de que o enfraquecimento do iene contra o dólar, impulsionado pelas medidas agressivas de estímulo adotadas pelo Banco do Japão (BOJ), é um problema para as empresas. “Será que as empresas estavam bem quando o iene estava muito forte? Acredito que não”, disse.

Aso se recusou a fazer comentários sobre os níveis atuais do iene, mas afirmou que mantém estreita vigilância sobre as taxas de câmbio. O ministro também se recusou a comentar o rebaixamento do rating soberano do Japão, de Aa3 para A1, feito pela Moody’s no início do mês.

(Com informações da agência Estado)


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha em queda após sete dias de ganhos

Next Article

Japão piora posição no índice global de Desempenho de Mudanças Climáticas

Related Posts