Japão registra número recorde de empresas que fecharam as portas em 2013

Cerca de 29 mil empresas encerram suas atividades no ano passado.

Do Mundo-Nipo

Apesar do crescente progresso da economia japonesa, 29 mil empresas no país interromperam suas operações em 2013, ou seja, 4% a mais em relação ao ano anterior. Esse foi o segundo ano consecutivo de aumento e o mais alto desde 2000, quando tais estatísticas passaram a estar disponíveis, de acordo com os resultados de uma pesquisa feita pela consultora Tokyo Shoko Research.

Embora o resultado da pesquisa venha em meio à queda no número de falências, a consultora afirma que um crescente número de companhias com proprietários idosos está enfrentando dificuldades de encontrar sucessores para gerir os negócios.

A Research aponta o enfraquecimento do iene como um dos principais motivos para a queda no lucro dessas empresas. Segundo a consultora, a desvalorização do iene eleva o custo das importações de matérias-primas essenciais a certas empresas, especialmente na área da construção.

Além disso, a consultora afirma ainda que diversas empresas de pequeno e médio porte ainda não viram os benefícios da recuperação econômica japonesa e que seus proprietários têm uma visão pessimista do futuro.

(Com NHK News e Agência Kyodo).

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Protestos marcam o ‘Dia da Fundação Nacional do Japão’

Next Article

Iene cai em relação ao dólar e a outras moedas após fala de Yellen no Congresso

Related Posts