Encomendas de máquinas no Japão caem menos que o esperado em janeiro

O recuo de 1,7% em janeiro contrariou estimativas de que o indicador teria forte queda de 4%.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

As principais encomendas de máquinas do setor privado do Japão caíram menos que o esperado em janeiro, registrando recuo de 1,7% ante o mês anterior, mostraram dados do governo nesta quarta-feira (11), sugerindo que as empresas estiveram um pouco mais dispostas a aumentar os investimentos mesmo com a desvalorização do iene elevando os custos das importações.

O resultado contrariou a previsão mediana de economistas, que projetavam queda ainda mais ampla para o primeiro mês do ano, de 4%. Analistas veem o resultado como animador, indicando “que o pior já passou”, e que o investimento do setor privado está dando claros sinais de melhora. “O impacto negativo do aumento do imposto sobre o consumo em abril passado está começando a desaparecer”, disseram economistas à Agência Kyodo.

O indicador do núcleo das encomendas de máquinas, que excluem os pedidos das empresas de energia elétrica e do setor naval por causa da volatilidade, somou 838,9 bilhões de ienes (US$ 6,92 bilhões) em janeiro, registrando declínio pela primeira vez em três meses após um ajuste sazonal de 8,3% de ganho no mês anterior, informou o Escritório do Gabinete Japonês em um relatório preliminar.

No período em análise, as encomendas do setor de manufatura caíram 11,3%, para 351,8 bilhões de ienes, na sequência de um aumento de 24,1% no mês anterior, enquanto que as encomendas de empresas não manufatureiras, como as relacionadas com construção e serviços, subiram 3,7%, para 494,5 bilhões de ienes.

O total de encomendas, incluindo as do setor público nacional e estrangeiro, cresceu 14,2%, para 2,508 trilhões de ienes. Já a demanda internacional de maquinaria japonesa, um indicador de exportações futuras, aumentou pela primeira vez em cinco meses, registrando um significativo avanço de 24,2%, para 990,6 bilhões de ienes.

Na comparação anual, o indicador do núcleo das encomendas de máquinas cresceu 1,9% em janeiro ante o mesmo mês de 2014. Mediante a isso, o governo deixou inalterada a avaliação do indicador em relação ao mês anterior, afirmando que “as encomendas estão mostrando sinais de uma captação gradual”.

As encomendas de máquinas representam cerca de 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão e são vistas pelo primeiro-ministro Shinzo Abe como um dos pilares do crescimento econômico necessário para acabar com quase duas décadas de deflação.

== Kyodo

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas rezam em Onagawa Miyagi em 11 03 2015 Foto AJW Images 900x660 atualizado em 11 03 2016

Japão faz um minuto de silêncio no 4º aniversário do terremoto de 2011

Next Article

Doraemon segue no topo das animações mais vendidas da semana no Japão; veja lista

Related Posts