Japão supera China e se torna o maior detentor de títulos do governo dos EUA

O Japão era o país estrangeiro que mais detinha títulos da dívida pública americana até 2008, ano em que foi ultrapassado pela China.

Do Mundo-Nipo

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos divulgou que o Japão se tornou o maior detentor estrangeiro de títulos do governo norte-americano, ultrapassando a China pela primeira vez em seis anos e meio, informou nesta quinta-feira (16) a emissora pública ‘NHK’.

De acordo com o relatório do Departamento do Tesouro, divulgado na quarta-feira (15), o Japão detinha 1,224 trilhão de dólares em títulos da dívida pública dos Estados Unidos, em comparação aos 1,223 trilhão de dólares da China. Os títulos da dívida americana em poder da China aumentaram com o crescimento da economia do país. O lado chinês ultrapassou o Japão em setembro de 2008, por ocasião da crise financeira.

Observadores do mercado afirmaram que a desaceleração da economia chinesa atenuou a pressão crescente sobre a moeda do país. Segundo eles, a medida resultou na menor aquisição de dólares por parte das autoridades chinesas para manter a avaliação de sua moeda.

Analistas apontam ainda que em meio à contínua política de juros baixos no país, mantida pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e que se encontra a quase zero desde 2008, as instituições financeiras e os fundos de pensão do Japão estão investindo em títulos do governo americano como um dos instrumentos mais seguros à disposição, conforme noticiou a NHK.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha quase estável com forte alta do petróleo

Next Article

Japão considera não estabelecer metas de redução de consumo de energia no verão

Related Posts