Retração na produção industrial do Japão em julho é revisada para baixo

O resultado do índice revisado foi ainda pior que o apontado nos dados preliminares. As exportações também foram revisadas para baixo.

Do Mundo-Nipo

produção industrial revisada do Japão recuou em julho mais o estimado nos dados preliminares, registrando queda de 0,8% na comparação com o mês anterior, marcando a primeira retração em dois meses, mostraram dados revisados do governo, atribuindo o resultado ao forte declínio no embarques para a China.

De acordo com o relatório do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), o índice recuou em 10 dos 15 setores pesquisados. Na leitura preliminar, que apontava retração de 0,6%, o ministério aponta os fabricantes de automóveis e de eletrônicos como as indústrias que mais contribuíram para o resultado negativo, em meio a uma forte queda nos embarques desses setores para o mercado chinês, reflexo da graduada desaceleração econômica na segunda maior economia do mundo.

O índice de produção com ajuste sazonal para setores de manufatura e mineração ficou em 97,5 contra a base de 100 estabelecida em 2010. As exportações caíram 0,4%, para 96,2. No relatório preliminar, o índice ficou em 0,3%.

O resultado fraco do importante indicador, aliado a desaceleração nas exportações e o recuo de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) japonês (dados revisados), conforme mostraram dados recentes, levou o governo a manter sua avaliação básica, de que a recuperação da economia japonesa está “flutuante”, mas acrescentando que “não há qualquer direção”. Na avaliação, o governo declarou que a economia “mostrava sinais de crescimento em ritmo moderado”.

O ministério manteve os dados de uma pesquisa realizada pelo ministério com empresas nacionais. A previsão é que a produção industrial aumente 2,8% em agosto, para então cair 1,7% em setembro.

A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.

Fontes: Agência Kyodo | NHK News.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Três filmes japoneses são selecionados para o Festival de Cinema de Tóquio

Next Article

Agência de risco rebaixa nota de crédito do Japão

Related Posts