Fukushima retoma exportações de arroz

É a primeira vez que arroz da província é exportado desde o acidente nuclear na usina Fukushima Daiichi.

Do Mundo-Nipo

Agricultores da província de Fukushima vão retomar as exportações de arroz pela primeira vez desde o acidente na usina nuclear Fukushima Daiichi, em março de 2011.

 

Plantação de arroz em Fukushima (Foto: Creative Commons)
As remessas para Cingapura devem acontecer neste mês (Foto: Creative Commons)

 

O acidente levantou preocupações a respeito da segurança dos produtos da província. Agricultores locais haviam suspendido as exportações anuais de mais de 100 toneladas de arroz para Cingapura, Hong Kong, Taiwan e outros destinos.

A federação de cooperativas agrícolas do Japão, conhecida como JA Zen-Noh, vem negociando com outros países o reinício da comercialização de arroz de Fukushima. O grupo conseguiu convencer autoridades de Cingapura de que o produto é seguro.

Os 300 quilos iniciais de arroz terão seu nível de radiação verificado de maneira rigorosa antes do embarque. Com isso, clientes de Cingapura poderão comprar o arroz já a partir da próxima sexta-feira.

Exportações de produtos como pêssego e maçã já haviam sido reiniciada desde o ano passado. Autoridades do setor agrícola da província e do governo central esperam que o carregamento para Cingapura incentive o retorno das exportações para mais países asiáticos.

(Com informações da NHK News)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão investirá 80 milhões de ienes para promover literatura no exterior

Next Article

Bolsa de Tóquio sobe 0,83% e atinge sétima alta seguida

Related Posts