Preço da gasolina no Japão cai abaixo de 140 ienes pela 1ª vez desde agosto de 2012

É a 26ª semana seguida de queda e governo avalia que a desvalorização deve continuar no país…

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

O preço médio da gasolina comum continua despencando no Japão, caindo esta semana para 139,60 ienes (US 1,18) por litro ante 142,60 ienes registrados na semana anterior, marcando 26ª semana consecutiva de quedas, de acordo com a pesquisa semanal da Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia (ANRE), uma filial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.

O preço da gasolina no varejo é o mais baixo em mais de dois anos e meio, desde a semana de 6 agosto de 2012, quando o preço também estava em 139,60 ienes. Além disso, é a maior sequência de queda semanal desde 1990, quando o governo japonês passou a realizar a pesquisa.

De acordo com a ANRE, as recentes quedas do combustível no Japão é reflexo da baixa cotação do petróleo, que seguiu ladeira abaixo neste início de ano, chegando a ser negociado abaixo de US$ 50 o barril. Em junho de 2014, quando atingiu seu pico, o barril chegou a US$ 115.

Nesta semana, os preços mais uma vez caíram em praticamente todas as províncias do Japão.  As maiores quedas foram registradas em Ishikawa (5,10 ienes), Iwate (4,20 ienes), Yamagata (4,10 ienes) e Okinawa (3,90 ienes).

No geral, o preço está bem abaixo da média nacional de 159 ienes registrado pouco antes do aumento do imposto sobre o consumo em abril do ano passado, quando o preço médio subiu acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento.

Na comparação anual, o preço médio nesta semana caiu 12,0% ante o mesmo período do ano anterior, marcando a sexta queda anual seguida e ocorre após ter recuado 10,0% na semana anterior em relação há um ano antes.

O pico de 169,9 ienes, registrado no dia 14 de julho, ou seja, há 26 semanas, foi o mais alto em mais de seis anos, desde o dia 29 de setembro de 2008, quando o preço médio chegou a 170,2 ienes. O valor, porém, é bem abaixo do recorde de 185,1 ienes alcançados em 4 de agosto de 2008. Além disso, o preço da gasolina já caiu 30,30 ienes desde julho passado.

A pesquisa semanal da ANRE inclui ainda os preços médios de praticamente todos os combustíveis utilizados no Japão. Entre eles está o óleo diesel, que caiu para 120,30 ienes o litro, queda de 3 ienes ante a semana passada. Já o preço médio da gasolina especial recuou de 153,50 ienes para 150,50 ienes o litro.

A agência avalia que a sequência de desvalorização da gasolina, no mercado japonês, deve continuar na próxima semana, mesmo com os preços do petróleo apresentando, ontem (21), uma leve alta nos mercados internacionais, com empresas de energia cortando investimentos em produção, o que pode aliviar o excesso de oferta que levou os preços da commodity a caírem pela metade nos últimos sete meses.

== Kyodo

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Resultados do 12º dia do Torneio de Sumô de Ano Novo 2015

Next Article

Bolsa de Tóquio sobe mais de 1% após decisão do BCE

Related Posts