Japão registra déficit comercial de mais de 822 bilhões de ienes em junho

O Japão não registra um superávit na balança comercial desde junho de 2012.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A balança comercial do Japão registrou um déficit de 822,2 bilhões de ienes (US$ 8,1 bilhões) em junho, mais que quadruplicou na comparação com o mesmo mês do ano anterior, que foi de 180,5 bilhões de ienes, mostraram dados do governo nesta quinta-feira (horário local), sinalizando o 24º mês consecutivo de saldo negativo.

 

Japão registra déficit comercial de mais de 822 bilhões de ienes em junho (Foto: Kyodo//Edição Mundo-Nipo)
O Japão não registra um superávit na balança comercial desde junho de 2012 (Foto: Kyodo//Edição Mundo-Nipo)

 

O resultado veio acima das expectativas de mercado, que esperava um déficit de 684,7 bilhões de ienes no sexto mês do ano.

As exportações em junho tiveram uma redução de 2% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, para 5,94 trilhões de ienes. As projeções apontavam para um aumento de 1,2%. Essa foi a segunda queda consecutiva anual, após um período de 15 meses de alta, informou o Ministério das Finanças em um relatório preliminar.

Já as importações aumentaram 8,4%, para 6,76 trilhões de ienes. Em maio, houve um recuo de 3,6%, o primeiro em 19 meses. Os dados são medidos em uma base alfandegária.

A desaceleração das economias emergentes e o aumento de suas importações de hidrocarbonetos para compensar o blecaute nuclear após o acidente de Fukushima em 2011 fizeram com que o Japão, tradicionalmente uma potência exportadora, acumulasse quase dois anos de saldos comerciais negativos.

O Japão não registra um superávit na balança comercial desde junho de 2012. Em maio, o déficit na balança comercial foi de 909,0 bilhões de ienes.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Grupo chinês acusa Japão de estar se preparando para guerra

Next Article

Bolsas asiáticas sobem com bons dados da indústria na China

Related Posts