Empresa brasileira pretende faturar US$ 300 milhões com exportações de carne suína para o Japão

A empresa BRF estimou um faturamento milionário depois que o Japão concordou em importar carne suína do Brasil.

Do Mundo-Nipo

O Japão concordou em importar carne suína do Brasil depois de dois anos de muita negociação, e muitas companhias brasileiras podem se beneficiar com a decisão. A BRF, um conglomerado brasileiro do ramo de produtos alimentícios e proteínas animais, estima que em três anos o faturamento com os embarques possa atingir a quantia de 300 milhões de dólares.

 

Exportação de carne suína para o Japão (Foto: Agroinfo)
O Brasil figura como o quarto maior exportador de carne de porco no mundo (Foto: Agroinfo)

 

Wilson Mello, vice-presidente de assuntos corporativos da companhia, disse que se trata da melhor notícia para a indústria de suinicultura brasileira. “O Japão é o maior mercado exportador de carne de porco, além de ser um mercado estável. Eles consomem mais de 1 milhão de toneladas por ano e exportam boa parte desse montante”, afirmou o executivo a Revista EXAME.com.

O executivo acredita também que outro ponto positivo do negócio será a facilidade de começar a abrir outro mercado na mesma região, a Coreia do Sul. “A exportação de carne suína é muita restrita no mundo, principalmente porque o Oriente Médio não consome esse tipo de alimento. A BRF dependia muito da Rússia e Ucrânia para exportar esse tipo de produtos. Ambos são instáveis, o que não dá para contar sempre”, concluiu Mello.

A BRF já exporta carne de frango para o país asiático.

O Brasil figura como o quarto maior exportador de carne de porco no mundo e mais de 600 mil toneladas são embarcadas por ano. Com a abertura comercial do Japão, esse número pode ser ainda maior. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), a partir de agora, cerca de 350 mil toneladas podem ser exportadas ao ano somente para o país asiático.

Embora tenha concordado em importar carne suína do Brasil, o Japão só vai aceitar produtos de origem catarinense. Isso porque, o estado é o único livre da febre aftosa sem vacinação no país. O mercado japonês de carne suína movimenta 1,8 milhão de toneladas. Em 2012, o país importou mais de 5 bilhões de reais do produto, de acordo com a Exame.com.

 

Para saber mais sobre Economia, clique em mundo-nipo.com/economia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Premiê japonês diz que intenção de conversação da Coreia do Norte "não está clara"

Next Article

Namco Bandai Games vai reformular estrutura de desenvolvimento de jogos

Related Posts