Economia

BOJ anuncia aumento de 1,9% na inflação em 2015

O PIB japonês deve crescer 2,9% em 2013.

Do Mundo-Nipo

O Banco do Japão (BOJ) divulgou nesta terça-feira seu relatório de previsão de crescimento da economia japonesa, que reúne as opiniões dos nove membros do conselho de política do banco.

Conforme as estimativas, o PIB japonês deve crescer 2,9% em 2013. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), por sua vez, deve ficar em 0,7%, acima dos 0,4% previstos há três meses.

O banco central afirma que a taxa de inflação provavelmente vai atingir 1,4% em 2014 e 1,9% no ano fiscal de 2015, por isso a  meta de 2% poderia ser alcançada na segunda metade do período projetado.

O BOJ explica que a sua mais recente política de flexibilização monetária tende a estimular a atividade empresarial e familiar, o que resulta em maior demanda e salários. O relatório ainda acrescenta que o iene desvalorizado fará subir os preços dos bens importados.

No início de abril, o BC japonês anunciou um novo programa maciço de flexibilização da política monetária, impulsionado pelo novo presidente Haruhiko Kuroda, que supôs a ampliação da base monetária.

Kuroda disse a jornalistas nesta sexta-feira que a política já está tendo um efeito positivo, expressando confiança de que a meta 2% pode ser alcançada em dois anos.

 

Para saber mais sobre Tecnologia, clique em mundo-nipo.com/tecnologia-e-ciencia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*