Índice de preços ao consumidor no Japão desacelera pelo 7º mês seguido

Em fevereiro, o índice atingiu o seu menor nível de crescimento em quase dois anos.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

O núcleo da inflação japonesa ao consumidor desacelerou 0,2 pontos percentuais em fevereiro na comparação com janeiro, marcando o sétimo mês consecutivo de desaceleração e atingindo o seu menor nível de crescimento em quase dois anos, conforme mostraram dados divulgados pelo governo japonês nesta sexta-feira (27), indicando, mais uma vez, que a desaceleração é resultado da queda global nos preços do petróleo, que seguiu caindo a níveis recordes desde junho passado até o início deste ano.

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) no Japão, que exclui os preços voláteis dos alimentos frescos, mas inclui derivados do petróleo, avançou 2% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2014, abaixo da alta de 2,2% registrada em janeiro ante um ano antes. Os preços dos alimentos avançaram 4,1% e os de energia cresceram 3,5%. A leitura do índice situou-se em 102,5 em fevereiro contra a base de 100 estabelecida em 2010, de acordo com os números do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do país.

Mas se descontados os efeitos do aumento do imposto sobre o consumo, o núcleo do CPI em fevereiro manteve-se nulo ante o mesmo mês do ano passado, e desacelerando de avanços registrados em janeiro de 2015 (+0,2%) e em dezembro de 2014 (+0,5%), ambos em relação aos anos anteriores, resultados muito aquém da meta de inflação de 2% almejada pelo Banco Central do Japão. A alta na taxação ocorreu em 1º de abril de 2014, de 5% para 8% sobre as vendas domésticas.

Na comparação mensal, excluindo preços de alimentos e energia, o índice subiu 0,1%. Os preços de alimentos caíram 0,4%, enquanto os de energia (combustíveis, eletricidade e água) caíram 0,2%. O indicador excluindo apenas alimentos frescos teve queda de 0,1% ante o mês anterior.

Já o núcleo do CPI para a área metropolitana de Tóquio, que é um dos principais indicadores de preços em todo o país, subiu 2,2% em fevereiro ante um ano antes, para 101,9 pontos – dados cheios, sem descontar os efeitos do aumento do imposto sobre o consumo.

A inflação de Tóquio é vista como um indicador antecipado da evolução dos preços para o resto do Japão

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio cai com realização de lucros e quebra série de 5 altas semanais

Next Article

Gastos das famílias no Japão recuam pelo 11º mês consecutivo

Related Posts