Preços ao consumidor do Japão sobem em maio e atingem o maior nível em 32 anos

Trata-se do 12º aumento mensal consecutivo e a maior taxa de crescimento em mais de três décadas.
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

O núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Japão subiu 3,4% em maio ante o mesmo período do ano anterior, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (horário local), apontando que este foi o 12º aumento mensal consecutivo e a maior taxa de crescimento em 32 anos, desde abril de 1982.

O resultado representa uma aceleração ante a inflação de 3,2% de abril, quando a taxa do imposto sobre o consumo foi elevada de 5 a 8 por cento.

A elevação do núcleo do índice de preços ao consumidor, que inclui preços de energia, mas exclui os preços voláteis de alimentos frescos, situou-se em 103,4 pontos contra a base referencial de 100 estabelecida em 2010, de acordo com o relatório do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

O índice considera os efeitos do aumento de imposto de abril. Desconsiderando-se esse fator, o núcleo do CPI aumentou para 1,4% em maio, mas abaixo de 1,5% registrado em abril, ambos na comparação anual. Esse é o número que o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) utiliza para alcançar sua meta de inflação de 2%.

Considerando todos os componentes do CPI, a inflação acelerou 3,7% em maio, também na comparação com o mesmo período do ano anterior. Na comparação mensal, o índice registrou alta de 0,4%.

O núcleo do CPI para a área metropolitana de Tóquio um indicador antecipado das tendências de preços para o resto do Japão subiu 2,8% em junho na comparação com o mesmo mês do ano anterior, em linha com a estimativa mediana do mercado.

Sem o efeito do aumento no imposto de abril, o índice acelerou 0,9% em junho, assim como no mês anterior.

O ministério atribui o resultado, em parte, à alta nos preços da eletricidade e do gás. Os preços mais elevados da gasolina, devido à tensão na Ucrânia, também foram um fator que muito contribuiu para alta histórica do índice no quinto mês do ano.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsas da Ásia caem pressionadas por dúvidas na economia dos EUA

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Taxa de desemprego no Japão recua para menor nível em 16 anos

Related Posts