Produção industrial do Japão sobe em abril após dois meses de baixa

A produção da indústria japonesa avançou mais que o esperado para o mês de abril.

Atualizado em 03/06/2015 – 09h47


Do Mundo-Nipo

A produção industrial do Japão avançou mais que o esperado em abril, registrando alta de 1% com ajuste sazonal na comparação com o mês anterior, o que representa o primeiro aumento mensal desde janeiro, mostraram dados preliminares do governo nesta sexta-feira (29), indicando que a recuperação da economia japonesa mostra sinais de crescimento em ritmo moderado.

O resultado veio melhor que a mediana das previsões de economistas consultados pela Agência Kyodo, que apontavam alta de 0,9% para o quarto mês de 2015. Em março, o índice recuou 0,8%, após sofrer forte retração de 3,4% em fevereiro, com ajuste sazonal

De acordo com o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), o índice melhorou na maioria dos 15 setores pesquisados. As indústrias que mais colaboraram para o avanço em abril foram as de componentes e dispositivos eletrônicos, a de maquinaria elétrica e a de metais processados.

Comparando com abril de 2014, a produção industrial da terceira maior economia do mundo retrocedeu 0,1%, atingindo 99,1 pontos no mês com ajustes sazonais. Sem ajustes, o índice ficou em 96,1 pontos.

Segundo os dados de uma pesquisa realizada pelo ministério com empresas nacionais, a previsão é que a produção industrial aumente 0,5% em maio e que recue de novo 0,5% em junho.

A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, altamente dependente do setor manufatureiro.

(Com Agência Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Taxa de desemprego no Japão cai ao menor nível em 18 anos

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Gastos das famílias no Japão recuam mais de 1% em abril

Related Posts