Economia

Produção industrial do Japão sobe em abril após dois meses de baixa

A produção da indústria japonesa avançou mais que o esperado para o mês de abril.

Atualizado em 03/06/2015 – 09h47


Do Mundo-Nipo

A produção industrial do Japão avançou mais que o esperado em abril, registrando alta de 1% com ajuste sazonal na comparação com o mês anterior, o que representa o primeiro aumento mensal desde janeiro, mostraram dados preliminares do governo nesta sexta-feira (29), indicando que a recuperação da economia japonesa mostra sinais de crescimento em ritmo moderado.

O resultado veio melhor que a mediana das previsões de economistas consultados pela Agência Kyodo, que apontavam alta de 0,9% para o quarto mês de 2015. Em março, o índice recuou 0,8%, após sofrer forte retração de 3,4% em fevereiro, com ajuste sazonal

De acordo com o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), o índice melhorou na maioria dos 15 setores pesquisados. As indústrias que mais colaboraram para o avanço em abril foram as de componentes e dispositivos eletrônicos, a de maquinaria elétrica e a de metais processados.

Comparando com abril de 2014, a produção industrial da terceira maior economia do mundo retrocedeu 0,1%, atingindo 99,1 pontos no mês com ajustes sazonais. Sem ajustes, o índice ficou em 96,1 pontos.

Segundo os dados de uma pesquisa realizada pelo ministério com empresas nacionais, a previsão é que a produção industrial aumente 0,5% em maio e que recue de novo 0,5% em junho.

A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, altamente dependente do setor manufatureiro.

(Com Agência Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários