Gastos das famílias no Japão caem 3% em junho

Os consumidores continuam “apertando o cinto” desde o aumento do imposto sobre as vendas em abril.

Do Mundo-Nipo

Os gastos das famílias no Japão recuaram 3% em junho ante o mesmo período do ano anterior, em termos reais ajustados aos preços, mostraram dados do governo nesta terça-feira (29), indicando que os consumidores continuam “apertando o cinto” desde o aumento do imposto sobre as vendas em abril.

O resultado é melhor do que a queda de 8% registrada em abril e mais otimista que a leitura projetada pelo mercado, que estimava um recuo mediano de 3,7%. Na base nominal, no entanto, houve alta de 1,3%.

No período, o desembolso médio de cada lar com dois ou mais ocupantes foi de 272.791 ienes.

O rendimento médio real das famílias caiu 2,5%, para 710,375 ienes, em termos nominais. Em termos reais, houve baixa de 6,6% em relação ao ano anterior.

A média de gastos foi de 295,738 ienes, queda de 0,3% em termos nominais e recuo de 4,5% em termos reais. Trata-se do terceiro me consecutivo de retração.

A despesa dos lares é um indicador fundamental para avaliar a tendência do consumo privado, que no Japão representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB).

A tabela com os dados completos pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Vendas no varejo do Japão caem pelo terceiro mês consecutivo

Next Article

McDonald's pede desculpas aos clientes no Japão por carne chinesa vencida

Related Posts