Economia

Japão pretende criar plano de carreira para trabalhadores temporários

O governo japonês quer estabelecer um plano de 5 anos para dar à classe de mão de obra temporária uma oportunidade de carreira.

Do Mundo-Nipo

O governo japonês pretende implementar medidas adicionais para equiparar salários e benefícios dos trabalhadores temporários com os trabalhadores efetivos e de período integral. Segundo o Ministério do Trabalho, a intenção é criar um plano de 5 anos para dar à classe de mão de obra temporária uma oportunidade de carreira, informou nesta segunda-feira (28) a emissora pública “NHK”.

A iniciativa ocorre às vésperas de uma alteração da legislação japonesa que rege o contrato de trabalho temporário, que entra em vigor na quarta-feira (30),conforme noticiou a “NHK”

De acordo com uma recente pesquisa do governo japonês, um em cada cinco trabalhadores temporários e de meio período gostaria de ser efetivado e empregado permanente em tempo integral.

Por intermédio de incentivos e planos de carreira, o Ministério pretende reduzir o número de trabalhadores temporários, transformando estes em mão de obra qualificada, segundo informou a agência “Kyodo”.

Japão tem enfrentado uma crônica escassez de mão de obra por conta de um número cada vez mais reduzido de pessoas na faixa etária produtiva. O problema ocorre porque a taxa de natalidade no país chegou a mínimas alarmantes, enquanto a população de idosos segue aumentando, atingindo este ano o recorde de 33,84 milhões, o que representa 26,7% da população total do país.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários