Japão estreia com vitória sobre a Suíça na Copa do Mundo Feminina

As Nadeshiko derrotaram as suíças por 1 a 0 e agora dividem a liderança da competição com Camarões [vídeo].

Do Mundo-Nipo

Atual campeão mundial, o Japão estreou com vitória na primeira rodada do grupo C da edição 2015 da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Nesta segunda-feira (9), as japonesas derrotaram as suíças por 1 a 0 em partida realizada no BC Place Stadium, em Vancouver, no Canadá. As “Nadeshiko”, alcunha da seleção feminina do Japão, agora estão dividindo a liderança da competição com Camarões, que goleou o Equador por 6 a 0.

A partida começou bastante equilibrada, com a Suíça obtendo um pouco mais de posse de bola que o Japão, mas não conseguindo efetivá-la devido ao congestionamento do meio campo. As suíças buscavam as jogadas pelas laterais, para buscar sua principal jogadora Lara Dickenmann, enquanto que as japonesas trocavam mais passes pelo meio em um estilo de jogo mais compactado.

Yuki Ogimi cabeceia para fora na estreia do Japão na Copa do Mundo de Futebol 2015 (Foto: Kyodo)
Yuki Ogimi cabeceia para fora na estreia do Japão na Copa do Mundo de Futebol 2015 (Foto: Kyodo)

Após o nervosismo inicial, a Suíça tomou à frente da partida, mas sem sucesso. Do lado japonês, as jogadas começavam a surgir com perigo, principalmente com a atacante Ogimi. Em um dos momentos de descuido da defesa suíça, aos 26 minutos, Ando saiu cara a cara com a goleira Thalmann, que a derrubou na área. Pênalti, convertido pela capitã Miyama, abrindo o placar à favor do Japão. Depois do gol, as atuais campeãs mundiais voltaram à sua tática mais conservadora, porém letal nos contra-ataques.

Ao final da primeira etapa, as duas equipes foram para os vestiários com a promessa de uma segunda etapa mais equilibrada, visto que as suíças poderiam levar perigo em um descuido da defesa japonesa.

No segundo tempo, a Suíça começou melhor, atacando mais e levando mais perigo para o gol de Yamane. Em seu melhor momento, a camisa 10 Bachmann driblou 4 jogadoras e a goleira japonesa, mas adiantou demais a bola e perdeu o que seria um golaço.

O Japão pouco fazia, e o técnico Norio Sasaki tirou de campo a experiente Homare Sawa, eleita melhor do mundo em 2011 e em sua sexta Copa do Mundo, para dar mais consistência defensiva as Nadeshiko. Em seu lugar, entrou Kawamura.

Passada a pressão europeia, o Japão tentou atacar, e quase marcou com um bom chute de Sugasawa de fora da área, tendo a bola batido na trave esquerda da goleira Thalmann. No final da partida, a Suíça se lançou ao ataque em busca do empate, já que Camarões havia vencido sua partida. A tentativa não funcionou, e as japonesas conseguiram seus primeiros três pontos no torneio de 2015.

Na outra partida do grupo, mais cedo, Camarões aplicou uma grande goleada em cima das estreantes do Equador. Com três gols da craque Gaelle Enganamouit, que empatou na artilharia com Sasic e Mittag, da Alemanha, as camaronesas aplicaram 6 a 0 nas equatorianas, e assumiram a liderança do grupo C.

No dia 12 de junho, o Japão enfrentará Camarões valendo a liderança do grupo, enquanto que a Suíça terão pela frente um cambaleante Equador.

Fontes: Agência Kyodo | Torcedores.com.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Mais de 20 modalidades esportivas concorrem à inclusão nas Olimpíadas de Tóquio

Next Article

Dólar tem 2ª queda seguida com expectativa de entrada de capital no Brasil

Related Posts