Resultados do 4º dia do Torneio de Sumô de Outono 2015

Com a retirada de Hakuho por contusão, os japoneses Kisenosato e Tochiozan estão invictos e têm grandes chances de conquistar o título do torneio.

Do Mundo-Nipo

Com a ausência do yokozuna Hakuho, que deixou o Torneio de Sumô de Outono devido à contusão, os lutadores japoneses têm grandes chances de finalmente conquistar o título de um torneio, isso porque o esporte nacional do país vem sendo dominado por lutadores da Mongólia por mais de uma década.

Nesta quarta-feira (16), o ozeki Kisenosato, que concorre a uma promoção ao título de yokozuna, conquistou a quarta vitória, compartilhando agora a liderança da competição com o compatriota Tochiozan (sekiwake) e o mongol Terunofuji (ozeki).

O jovem Terunofuji, que mal estreou na divisão Makuuchi (1ª divisão do sumô), conquistou o torneio de verão deste ano e segue como grande promessa entre os lutadores da Mongólia, apontado ainda como favorito para substituir o grande campeão Hakuho quando este se aposentar.

Atrás dos três líderes está o yokozuna Kakuryu, com três vitórias e uma derrota. O mongol Kakuryu encabeça o grupo de vice-líderes composto por 13 lutadores, que incluem os japoneses kotoshogiku (ozeki), Myogiryu (Sekiwake) e o jovem promissor Endo, que é considerado pela mídia japonesa a grande esperança do Japão em voltar a ter um lutador no posto maior do sumô, ou seja, yokozuna.

Enquanto isso, o brasileiro Kaisei segue fazendo um de seus piores torneios – perdeu todos os seus quatro confrontos.

O Japão não tem um yokozuna desde 2003, quando Takanohana Koji se aposentou após ser promovido ao título maior do esporte, em 1994. O último japonês que foi promovido à yokozuna, no entanto, foi o irmão de Takanohana, em 1998. Embora tenha sido promovido quatro anos após o irmão, Wakanohana Masaru teve uma carreira curta e se aposentou em 2000. Depois deles, o posto foi ocupado por lutadores estrangeiros, um do Havaí e quatro da Mongólia.

Atualmente, há três yokozunas mongóis em plena atividade: Hakuho, o maior detentor de títulos da era moderna do sumô, Harumafuji, que não participa deste torneio devido à contusão, e Kakuryu.

Confira os resultados desta quarta-feira, quarto dia dos quinze de competição do Grande Torneio de Sumô de Outono 2015 (Aki Basho), que começou no domingo (13) e acontece até o dia 27 de setembro na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

Resultados da Divisão Makuuchi (1ª divisão do sumô):

Resultados do 4º dia do Torneio de Sumô de Outono 2015 (Imagem: Mundo-Nipo)

 

Explicando a tabela:
• (R) Significa o resultado atual de cada lutador. O número na frente representa a quantidade de vitórias e o número posterior a quantidade de derrotas.
• (*) Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• (+) Significa lutador da divisão Juryo (segunda divisão do sumô).

Confira o vídeo com as lutas de hoje:

Fonte: Nihon Sumo Kyokai (Associação Japonesa de Sumô)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Agência de risco rebaixa nota de crédito do Japão

Next Article

Preço da gasolina no Japão tem primeira alta desde julho

Related Posts