Brasileiro alcança a 5ª vitória no torneio de sumô em Osaka

Kaisei finalmente voltou a vencer depois de sofrer duas derrotas seguidas, o que interrompeu uma excelente série de quatro vitórias.
Oitavo dia do Torneio de Sumo de Primavera 2016 Foto Kyodo

O lutador do Brasil, Kaisei, se recuperou das últimas duas derrotas após vencer, neste domingo (20), o maegashira Tamawashi, no que se somou na quinta vitória dele na edição 2016 do Torneio de Sumô de Primavera. O oitavo dia de competição em Osaka também foi excelente para os lutadores do Japão, com o ozeki Kisenosato mantendo a invencibilidade e o ozeki Kotoshogiku seguindo firme em sua busca de promoção a yokozuna.

Os yokozunas Hakuho, Kakuryu e Harumafuji também vencerem seus adversários. Sendo que Hakuho e Kakuryu somam sete vitórias e uma derrota, enquanto Harumafuji tem a desvantagem de ter sofrido duas derrotas.

O ozeki Kotoshogiku conseguiu reverter a desvantagem que tinha no início da luta contra o komusubi Tochiozan, o que lhe valeu a sétima vitória e ampliou as chances de conquista do torneio e, consequentemente, a tão sonha promoção a yokozuna.

Em uma luta épica e de invictos, a melhor do torneio até agora, o ozeki Kisenosato conseguiu derrotar o também japonês Ikioi (maegashira 4). Agora, Kisenosato é líder isolado do torneio, enquanto Ikioi sofreu a primeira derrota e compartilha a vice-liderança da competição com mais quatro lutadores.

Outro que está indo muito bem no torneio é o ozeki Goeido, que atingiu a sétima vitória após derrotar o georgiano Tochinoshin (maegashira 2). Apesar dos fãs do sumô não gostarem do modo como o japonês venceu Tochinoshin, a vitória deixou Goeido próximo de garantir um registro positivo no torneio, o que o livrará de um rebaixamento.

O japonês venceu o georgiano por hatakikomi, uma técnica em que o atacante desvia de seu oponente logo no tachiai (início da luta e quando os sumotoris partem com força para se encontrarem) e dá um empurrão ou uma tapa em seu oponente em qualquer parte do corpo, obrigando-o a tocar o chão ou sair do dohyo (arena/ringue), “o que é considerado fugir de um combate para vencer de modo fácil”.

Contudo, Goeido precisa encerrar sua participação nessa competição com mais vitórias do que derrotas, isso porque ele terminou o torneio passado com o péssimo resultado de onze derrotas e apenas quatro vitórias. Mas, nesse torneio, ele já acumula sete vitórias e precisa conseguir apenas mais uma entre os sete combates que ainda tem pela frente até o término da competição, portanto, o posto de ozeki está praticamente garantido – para alívio dos japoneses.

Já o brasileiro finalmente voltou a vencer depois de sofrer duas derrotas seguidas, o que interrompeu uma excelente série de quatro vitórias. Neste domingo, Kaisei derrotou o mongol Tamawashi e atingiu a quinta vitória na competição, o que pode ser considerado uma boa participação do brasileiro, já que ele ainda tem pela frente mais sete lutas para tentar atingir oito vitórias ou mais e assim terminar o torneio com um registro positivo.

Veja abaixo os resultados deste domingo, oitavo dos quinze dias que compõe o Grande Torneio de Sumô de Primavera (Haru Basho) 2016 e que acontece até o dia 27 de março na arena do Bodymaker Colosseum, em Osaka, no oeste do Japão:

Chiyootori (Maegashira 13) *5-3 venceu Daishomaru (Maegashira 14)*4-4

Mitakeumi (Maegashira 13) *5-3 venceu Akiseyama (Maegashira 16) *2-6

Daieisho (Maegashira 14) *6-2 venceu Amuru (Maegashira 11) *5-3

Satoyama (Maegashira 15) *3-5 venceu Toyohibiki (Maegashira 9) *2-6

Sadanoumi (Maegashira 9) *3-5 venceu Kitataiki (Maegashira 15) *2-6

Hidenoumi (Maegashira 12) *4-4 venceu Chiyotairyu (Maegashira 8) *1-7

Tokushoryu (Maegashira 12) *4-4 venceu Takekaze (Maegashira 7) *3-5

Kaisei (Maegashira 7) *5-3 venceu Tamawashi (Maegashira 10) *4-4

Myogiryu (Maegashira 6) *6-2 venceu Ichinojo (Maegashira 11) *6-2

Shodai (Maegashira 6) *5-3 venceu Gagamaru (Maegashira 10) *4-4

Takanoiwa (Maegashira 8) *5-3 venceu Kyokushuho (Maegashira 5) *3-5

Kotoyuki (Maegashira 1) *5-3 venceu Aminishiki (Maegashira 3) *4-4

Takayasu (Maegashira 1) *1-7 venceu Shohozan (Maegashira 5) *1-7

Takarafuji (Komusubi) *2-6 venceu Toyonoshima (Sekiwake) *1-7

Goeido (Ozeki) *7-1 venceu Tochinoshin (Maegashira 2) *1-7

Kisenosato (Ozeki) *8-0 venceu Ikioi (Maegashira 4) *7-1

Kotoshogiku (Ozeki) *7-1 venceu Tochiozan (Komusubi) *2-6

Okinoumi (Maegashira 2) *2-6 venceu Terunofuji (Ozeki) *5-3

Harumafuji (Yokozuna) *6-2 venceu Sokokurai (Maegashira 4) *1-5-2

Kakuryu (Yokozuna) *7-1 venceu Aoiyama (Maegashira 3) *3-5

Hakuho (Yokozuna) *7-1 venceu Yoshikaze (Sekiwake) *2-6

Especificações e significado dos símbolos
• O posto de cada lutador está entre parênteses.
• Números com asterisco na frente significam o resultado atual de cada lutador: o primeiro número representa a quantidade de vitórias, enquanto o número posterior representa o somatório de derrotas.
• Dois asteriscos significa que o lutador pertence a divisão Juryo (segunda divisão do sumô).
• Três asteriscos significa que o lutador não compareceu ao confronto por motivos de contusão.

Confira o vídeo com as lutas de hoje (créditos: Kintamayama/YouTube):

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Sorvete de Melancia Foto Stockvault AP976737

Receita de suika no sherbert: sorvete de melancia à moda japonesa

Next Article
Missil PAC 3 Foto Wikimedia Commons 900x600 21032016

Coreia do Norte dispara cinco mísseis em direção ao Mar do Japão

Related Posts