Brasileiro confirma boa fase e conquista 7 vitórias no torneio de sumô em Osaka

Kaisei derrotou nada menos do que o formidável Ikioi, que estava invicto até o sétimo dia do torneio, que segue liderado pelo invicto Kisenosato.
Harumafuji perde 10 dia do Torneio de Sumo de Primavera 2016 Foto Kyodo

O lutador brasileiro, Kaisei, confirmou a boa fase ao conseguir derrotar de forma contundente o excelente Ikioi nesta terça-feira (22), alcançando assim a sétima vitória no décimo dia de competição na edição 2016 do Torneio de Sumô de Primavera, realizado em Osaka, no oeste do Japão.

O público, que lotou o Bodymaker Colosseum, foi o delírio ao ver o ozeki Kisenosato derrotar o yokozuna Kakuryu. O japonês, que ficou em desvantagem logo no início do combate, conseguiu sair de pelo menos três situações aparentemente impossíveis para vencer o mongol por kotenage.

Com a vitória, Kisenosato se manteve como único invicto do torneio e ampliou suas chances de conquistar seu primeiro título no Makuushi (primeira divisão do sumô).

Por outro lado, o japonês que luta por uma promoção ao posto maior do sumô, ou seja, Yokozuna, sofreu hoje a segunda derrota na competição. Kotoshogiku perdeu para o também japonês Goeido, que se livrou de um rebaixamento após atingir a oitava vitória na véspera.

Como resultado, o ozeki Goeido compartilha a vice-liderança da competição com o yokozuna Hakuho, que também venceu hoje. Ambos têm nove vitórias e apenas uma derrota.

Kotoshogiku vê cada vez mais distante suas chances de uma promoção à yokozuna. Para tanto, o ozeki precisaria vencer este torneio para ser promovido automaticamente, isso porque ele conquistou o torneio passado. O último japonês que chegou a esse dificílimo posto foi Wakanohana, em 1998. Desde então, somente lutadores estrangeiros foram promovidos a yokozuna.

Enquanto isso, o yokozuna Harumafuji sofreu uma derrota inesperada para o sekiwake Toyonoshima, que soma agora apenas duas vitórias contra oito derrotas, enquanto o yokozuna da Mongólia registra sete vitórias e três derrotas.

Segundo a imprensa esportiva japonesa, Harumafuji, de 31 anos e que chegou ao posto máximo do esporte em novembro de 2012, tem lutado com uma grave contusão desde o ano passado. “Sua velha lesão no joelho se agravou logo nos primeiros confrontos dessa competição”, afirma o jornal impresso ‘The Asahi Shimbun’.

O décimo de competição, no entanto, foi excelente para o lutador do Brasil. Kaisei derrotou nada menos do que o formidável Ikioi, que estava invicto até o sétimo dia do torneio.

A vitória do brasileiro foi saudada pela imprensa japonesa, isso porque “Kaisei demonstrou um forte espírito de luta” ao conseguir se livrar de uma situação difícil em que Ikioi quase o derrubou. Kaisei, no entanto, se equilibrou com um das pernas para depois conduzir o japonês até o outro extremo do anel, onde “depositou” Ikioi do lado de fora da borda.

Kaisei e Ikioi somam agora sete vitórias e três derrotas, um desempenho considerado excelente para qualquer maegashira, já que ainda faltam cinco dias para o término da competição.

Veja abaixo os resultados desta terça-feira, décimo dos quinze dias que compõe o Grande Torneio de Sumô de Primavera (Haru Basho) 2016 e que acontece até o dia 27 de março na arena do Bodymaker Colosseum, em Osaka, no oeste do Japão:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão do sumô):

Tokushoryu (Maegashira 12) *5-5 venceu Mitakeumi (Maegashira 13) *6-4

Ichinojo (Maegashira 11) *8-2 venceu Chiyootori (Maegashira 13) *6-4

Amuru (Maegashira 11) *6-4 venceu Kitataiki (Maegashira 15) *3-7

Satoyama (Maegashira 15) *5-5 venceu Gagamaru (Maegashira 10) *4-6

Tamawashi (Maegashira 10) *6-4 venceu Daishomaru (Maegashira 14) *5-5

Sadanoumi (Maegashira 9) *5-5 venceu Akiseyama (Maegashira 16) *2-8

Myogiryu (Maegashira 6) *8-2 venceu Daieisho (Maegashira 14) *7-3

Takanoiwa (Maegashira 8) *6-4 venceu Shodai (Maegashira 6) *5-5

Kyokushuho (Maegashira 5) *4-6 venceu Toyohibiki (Maegashira 9) *3-7

Shohozan (Maegashira 5) *2-8 venceu Hidenoumi (Maegashira 12) *4-6

Kaisei (Maegashira 7) *7-3 venceu Ikioi (Maegashira 4) *7-3

Sokokurai (Maegashira 4) *3-5-2 venceu Chiyotairyu (Maegashira 8) *1-9

Takekaze (Maegashira 7) *4-6 venceu Aminishiki (Maegashira 3) *4-6

Kotoyuki (Maegashira 1) *7-3 venceu Aoiyama (Maegashira 3) *3-7

Okinoumi (Maegashira 2) *3-7 venceu Tochiozan (Komusubi) *2-8

Takarafuji (Komusubi) *3-7 venceu Tochinoshin (Maegashira 2) *2-8

Takayasu (Maegashira 1) *3-7 venceu Yoshikaze (Sekiwake) *2-8

Goeido (Ozeki) *9-1 venceu Kotoshogiku (Ozeki) *7-3

Kisenosato (Ozeki) *10-0 venceu Kakuryu (Yokozuna) *7-3

Hakuho (Yokozuna) *9-1 venceu Ozeki Terunofuji *6-4

Toyonoshima (Sekiwake) *2-8 venceu Harumafuji (Yokozuna) *7-3

Especificações e significado dos símbolos
• O posto de cada lutador está entre parênteses.
• Números com asterisco na frente significam o resultado atual de cada lutador: o primeiro número representa a quantidade de vitórias, enquanto o número posterior representa o somatório de derrotas.
• Dois asteriscos significa que o lutador pertence a divisão Juryo (segunda divisão do sumô).
• Três asteriscos significa que o lutador não compareceu ao confronto por motivos de contusão.

Confira o vídeo com as lutas de hoje (créditos: Kintamayama/YouTube):

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Avioes da ANA Foto Kyodo 900x600 22032016

Mais de 120 voos são cancelados após falha em sistema da maior aérea japonesa

Next Article
Suicide Imagem Edicao de arte MN

Suicídios no Japão caem pelo 6º ano seguido, mas nível ainda segue alto

Related Posts