Sumô: Brasileiro termina torneio com 8 vitórias e garante promoção a sekiwake

Kaisei derrotou hoje Tochiozan e garantiu o direito de ser promovido ao terceiro posto mais alto do sumô no Japão.
Kaisei vence Tochiozan no 15 dia de Torneio de Sumo de Verao 2016 Foto Reproducao NHK

O último dia da edição 2016 do Torneio de Sumô de Verão, disputado em Tóquio, não poderia ter sido melhor para o brasileiro Kaisei. Neste domingo (22), o primeiro lutador latino-americano graduado no Sanyaku (lutadores de alto escalão), atingiu a oitava vitória e garantiu o kachikoshi (mais vitórias do que derrotas), o que lhe valerá, possivelmente, uma promoção a sekiwake, terceiro posto mais alto do sumô no Japão.

O brasileiro subiu hoje no dohyo (arena/ringue) determinado a vencer seu último confronto no torneio e assim encerrar sua participação com um registro positivo, ou seja, mais vitórias do que derrotas, já que ele registrava sete vitórias e sete derrotas.

Embora apresentasse um histórico amplamente desfavorável nos confrontos com Tochiozan (sete derrotas contra apenas uma derrota), Kaisei não se intimidou e conseguiu derrotar o maegashira de forma rápida e contundente, um intento que lhe valeu uma provável promoção ao terceiro posto mais alto do sumô, ou seja, o de sekiwake, o que deve ser anunciado dias antes do início do próximo torneio, em julho.

Competindo neste torneio como komusubi, posição inédita para um lutador latino-americano e que conquistou após terminar o torneio anterior com o excelente registro de onze vitórias e quatro derrotas, Kaisei foi o único recém-graduado no Sanyaku a alcançar o kachikoshi.

Os dois sekiwake, Ikioi e Kotoyuki, terminaram com onze e oito derrotas, respectivamente, enquanto o outro komusubi, Okinoumi, encerrou com nove derrotas – todos os três sofrerão rebaixamento de posto.

Sem dúvida, esse foi o melhor torneio da carreira do brasileiro. Embora tenha terminado outros torneios com dez, onze e até doze vitórias, esse foi diferente porque, na condição de komusubi, Kaisei teve de enfrentar todos os lutadores do alto escalão, incluindo os quatro ozeki e os três yokozuna. Em seu favor está uma vitória sobre um ozeki (Terunofuji), dois sekiwake e um komusubi.

A participação do brasileiro foi amplamente elogiada pela mídia japonesa. O jornal ‘The Asahi Shimbun’, o mais antigo do país, citou que “o lutador do Brasil fez um belo basho [torneio] e merece a promoção [sekiwake]”.

Já o jornal Mainichi foi mais longe, afirmando que o brasileiro merecia ganhar o prêmio ‘Fighting Spirit Prize’ (Melhor Espírito de Luta), o que foi concedido ao maegashira número oito Mitakeumi, que encerrou o torneio com onze vitórias e quatro derrotas, mas suas lutas foram todas contra lutadores do ranking de maegashira, o que muito facilitou seus duelos.

Enquanto isso, os jornais norte-americanos especializados no esporte milenar, bem como vários canais esportivos dos EUA no YouTube, têm dado destaque ao brasileiro, exultando com alegria sua conquista neste torneio, isso porque Kaisei é o lutador que representa o Continente Americano no seletíssimo Makuuchi (primeira divisão do sumô no Japão).

Já o grande campeão Hakuho encerrou sua participação de forma invicta, ratificando assim o título do torneio que conseguiu antecipado. No dia anterior, Kisenosato saiu da disputa pelo título ao sofrer a segunda derrota, deixando o caminho livre para o yokozuna, que nem precisava vencer hoje para sagrar-se o maior detentor de títulos da era moderna do sumô. Agora, ele soma 37 títulos no Makuuchi.

Contudo, Kisenosato ainda manteve suas chances de se tornar o primeiro yokozuna japonês em quase duas décadas, já que ele encerrou sua participação com treze vitórias e apenas duas derrotas. Para chegar ao posto mais alto do esporte, Kisenosato precisará conquistar o próximo torneio.

Posto de yokozuna
A posição de yokozuna tem sido amplamente dominada por lutadores estrangeiros à quase duas décadas. O último japonês a alcançar este seleto e dificílimo posto foi Wakanohana, em 1998.

O posto maior do sumô, único que não é permitido rebaixamento, é um dos mais difíceis de ser atingido entre todos os postos máximos de cada esporte de lutas existente no mundo. Isso porque o sumô tem mais de mil anos de existência e desde o início da era moderna do sumô, que começou após a Primeira Guerra Mundial, em 1908, apenas 71 lutadores conseguiram chegar a esta seleta posição.

O primeiro estrangeiro promovido a yokozuna foi Akebono, do Havaí (EUA), em 1993. Depois dele, mais cinco estrangeiros chegaram à posição, um havaiano (Musashimaru, em 1999) e quatro da Mongólia (Asashoryu, Hakuho, Harumafuji e Kakuryu, em 2003, 2007, 2012 e 2014, respectivamente).

O último japonês yokozuna a se aposentar foi Takanohana, em 2003. Ele chegou ao posto em 1994 e conquistou impressionáveis 22 títulos no Makuuchi.

Veja abaixo os resultados deste domingo, último dos quinze dias de competição no Grande Torneio de Sumô de Verão (Natsu Basho) 2016, que teve início no dia 8 de maio na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

Toyohibiki (Juryo 2) **9-6 venceu Chiyotairyu (Maegashira 16) *6-9

Hidenoumi (Maegashira 13) *5-10 venceu Homarefuji (Juryo 1) **6-9

Takekaze (Maegashira 12) *8-7 venceu Endo (Maegashira 15) *11-4

Chiyootori (Maegashira 11) *8-7 venceu Seiro (Maegashira 14) *5-10

Nishikigi (Maegashira 14) *7-8 venceu Tokushoryu (Maegashira 10) *6-9

Sokokurai (Maegashira 9) *7-8 venceu Sadanoumi (Maegashira 10) *7-8

Mitakeumi (Maegashira 8) *11-4 venceu Daishomaru (Maegashira 13) *9-6

Osunaarashi (Maegashira 7) *9-6 venceu Gagamaru (Maegashira 15) *6-9

Toyonoshima (Maegashira 7) *5-10 venceu Amuru (Maegashira 12) ***3-8-4

Tamawashi (Maegashira 6) *4-11 venceu Daieisho (Maegashira 9) *6-9

Shohozan (Maegashira 11) *11-4 venceu Takayasu (Maegashira 5) *9-6

Yoshikaze (Maegashira 4) *7-8 venceu Shodai (Maegashira 2) *6-9

Takarafuji (Maegashira 1) *7-8 venceu Tochinoshin (Maegashira 4) *10-5

Myogiryu (Maegashira 1) *6-9 venceu Ichinojo (Maegashira 2) *5-10

Okinoumi (Komusubi) *6-9 venceu Takanoiwa (Maegashira 6) *5-10

KAISEI (Komusubi) *8-7 venceu Tochiozan (Maegashira 5) *8-7

Ikioi (Sekiwake) *4-11 venceu Aoiyama (Maegashira 3) *6-9

Kotoyuki (Sekiwake) *7-8 venceu Terunofuji (Ozeki) *2-13

Kotoshogiku (Ozeki) *10-5 venceu Goeido (Ozeki) *9-6

Kisenosato (Ozeki) *13-2 venceu Harumafuji (Yokozuna) *10-5

HAKUHO (Yokozuna) *15-0 venceu Kakuryu (Yokozuna) *11-4

Especificações e significado dos símbolos
• O posto de cada lutador está entre parênteses.
• Números com um asterisco na frente significam o resultado atual de cada lutador: o primeiro número representa a quantidade de vitórias, enquanto o número posterior representa o somatório de derrotas.
• Dois asteriscos significa que o lutador pertence a divisão Juryo (segunda divisão do sumô).
• Três asteriscos significa que o lutador não compareceu a algum confronto por motivos de contusão.

Confira a vitória de Kaisei sobre Tochiozan:

Veja o vídeo com as lutas de hoje (créditos: Kintamayama/YouTube):

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Pessoas em Toquio Foto Shutterstock 900x600 02 01 2016

Japão segue como o país onde as pessoas vivem mais, diz OMS

Next Article
Tempo no Japao 23 05 2016 Foto Reproducao JMA

Às vésperas do verão, temperaturas já ultrapassam os 33°C no Japão

Related Posts