Esportes

Premiê japonês faz sucesso na web após encerramento da Rio-2016

Reprodução/TV Globo

Nesta segunda feira-feira, palavras relacionadas à “Shinzo Abe” e “Super Mario” estavam entre as mais buscadas na internet.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram encerrados oficialmente no domingo, no Maracanã, e mais uma vez surpreendeu o mundo, com a mídia internacional não poupando elogios ao evento que, mesmo sob chuva, conseguiu dar um show inovador com muita música, belas sequências artísticas e várias surpresas.

A surpresa mais marcante, no entanto, ficou por conta do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, se “transformando” no personagem de videogame Super Mario e aparecendo no centro do Maracanã.

Ninguém esperava o líder japonês participando do evento como uma das atrações do espetáculo. Pelo fato de o Japão ser o próximo país sede dos Jogos Olímpicos, era esperado que Abe, juntamente com a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, recebesse a bandeira olímpica do prefeito Eduardo Paes. Contudo, a bandeira foi recebida apenas pela governadora, até que, minutos depois, o evento mais uma vez surpreendeu após o premiê sair de um cano e surgir no centro do Maracanã transformado no mais famoso personagem dos games.

Desde o encerramento da cerimônia, internautas de todo o mundo não só procuram por imagens de Abe transfigurado em Mario, como também há uma enormidade de buscas relacionadas aos games da franquia Mario Bros. para Wii e para emuladores e versões para PC, indica o site Google Trends.

Na manhã desta segunda-feira (22), as buscas no Brasil relacionadas como “jogar Super Mario” e “Super Mario Bros download PC” estão em alta de até 100%, enquanto termos relacionados ao Nintendo Wii aumentaram 250% no Google. Já a palavra “Shinzo Abe” saltou 300% e a “shinzo abe mario” está entre as 100 mais procuradas. O Google Trends não informa o número total de buscas, apenas a porcentagem do aumento. Veja mais informaçõs aqui.

Destaques na cerimônia de encerramento
Sob chuva, com música elogiada pela mídia internacional e belas sequências artísticas, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram encerrados oficialmente ontem (21) a noite no Maracanã.

A trilha sonora foi um espetáculo à parte, com muitos elogios e misturando ritmos como frevo e forró e artistas como Roberta de Sá, Lenine e Martinho da Vila. O espetáculo artístico, também. Por parte do Brasil, homenagens aos artesãos, às rendeiras e aos artistas de barro, com belas coreografias e um belo carnaval no fim.

Na apresentação de transição dos Jogos do Rio-2016 para Tóquio-2020, um dos momentos mais divertidos ficou por conta do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, se “transformando” no personagem de videogame Mario.

Principais nomes da Olimpíada, os atletas aderiram bem ao evento de encerramento. A organização ficou surpresa com a aparição de cerca de sete mil deles, o que não é comum em um encerramento de Olimpíadas.

Além das apresentações e coreografias, um dos pontos mais notáveis da cerimônia foi a participação da saltadora russa Yelena Isinbayeva. Vetada de participar do evento por causa da suspensão do país pela IAAF, ela – que tem dois ouros e um bronze olímpicos – marcou presença por ser da Comissão de Atletas eleita para representar a Olimpíada. Ela anunciou sua aposentadoria do esporte no Brasil.

No âmbito mais político, a ausência notável ficou por conta do presidente interino Michel Temer. Ele foi representado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

O encaminhamento final começou com um discurso do presidente do Comitê Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. “Sou o homem mais feliz do mundo. O melhor lugar do mundo é aqui. Os Jogos vão ficar na memória e no coração dos homens, mulheres e jovens que foram tocados pela chama olímpica. O Rio fez história. Foram sete anos de trabalho. Valeu cada dia, cada minuto, cada segundo. Boa sorte a Tóquio”.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, acrescentou com um “Jogos maravilhosos da Cidade Maravilhosa. A Olimpíada fará o Rio melhor sem dúvidas”.

Depois, os organizadores deram mais um show de criatividade quando a inovadora pira olímpica teve suas chamas apagadas por uma chuva artificial.

©Gazeta do Povo

©Gazeta do Povo

Apresentação do Japão como próxima sede dos Jogos Olímpicos
Enquanto samba e futebol foram o tema associado aos Jogos Olímpicos no Brasil, personagens de anime e mangá (desenhos animados e histórias em quadrinhos japoneses) e videojogos serão o destaque das próximas Olimpíadas, que terão lugar em Tóquio.

No vídeo de apresentação da Tóquio-2020, mostrado na cerimônia de encerramento, incluíam os personagens Pac-Man, Doraemon, Oliver e Benji, Hello Kitty, além de Super Mario.

Em destaque no desfile de “passagem do testemunho” estiveram ainda vários marcos da cultura japonesa e, para expressar o agradecimento pelo apoio após a tragédia do terremoto em 2011 que devastou parte do nordeste japonês, um grande “arigato” (obrigado) foi formado durante uma coreografia de crianças.

Fontes: G1 | ESPN | Google Trends.

Comentários