Japonês de 105 anos bate recorde mundial dos 100 metros rasos

O atleta centenário, que bateu o recorde na categoria a partir dos 105 anos, ganhou a alcunha de “Golden Bolt”, em referência ao jamaicano Usain Bolt.

Do Mundo-Nipo

Um japonês centenário estabeleceu nesta quarta-feira (23) o recorde mundial dos 100 metros rasos em pista de atletismo, mas na categoria de pessoas com idade a partir dos 105 anos. O evento foi reconhecido pelo Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Records), que até então não tinha nenhuma marca anterior para a categoria.

Hidekichi Miyazaki, que completou 105 anos na terça-feira (22), fez o percurso dos 100 metros em 42,22 segundos. A prova ocorreu em uma pista de atletismo em Kyoto, ou Quioto (centro-oeste do Japão), durante o evento denominado Kyoto Masters, de acordo com a agência “Kyodo”.

Após cruzar a faixa de chegada, Miyazaki reclamou que não estava satisfeito com o tempo. “Ia tão devagar durante a prova que tive vontade chorar. Talvez eu esteja ficando velho”, disse o simpático ancião com um largo sorriso no rosto, segundo noticiou a “AFP”.

De acordo com a “Kyodo”, Miyazaki era o único com 105 anos na prova destinada a atletas com idade a partir dos 80 anos. Ele completou a corrida sob fortes aplausos, saudado ainda por seus bisnetos, que lhe deram flores.

O atleta centenário ganhou a alcunha de “Golden Bolt”, em referência ao jamaicano Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, segundo a “AFP”. Antes de receber o certificado oficial do Guinness, Miyazaki imitou a pose de relâmpago que Bolt tornou famosa – o gesto levou o público ao delírio.

Miyazaki manifestou desejo de ainda poder correr com Usain Bolt. “Quero disputar uma corrida com Bolt”, afirmou Miyazaki com um sorriso. O recorde mundial de Bolt para os 100 metros é de 9,58 segundos.

“Estou orgulhoso da minha saúde”, afirmou Miyazaki, que é garoto-propaganda de uma fabricante japonesa de produtos geriátricos. O centenário disse que nunca teve qualquer problema de saúde, afirmando ainda que pretende “continuar correndo por mais dois ou três anos”.

O saudável ancião declarou que seguirá treinando porque acredita que pode ser ainda mais rápido. Sua meta é estabelecer um novo recorde para os 100 metros em sua categoria, estimado por ele em 35 segundos.

Como se não bastasse, Miyazaki também participou da competição de arremesso de peso, lançando uma bola de 3kg a uma distância de 3,35 metros. O feito também foi reconhecido pelo Guinness, de acordo com a “Kyodo”.

*Assista ao vídeo da Kyodo News com a cobertura completa da corrida de Miyazaki nos 100 metros.

População de centenários no Japão
Dados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, divulgados no dia 11 desse mês, mostraram que o número de pessoas com idade a partir dos 100 anos aumentou pelo 45º ano seguido, ultrapassando a incrível marca de 61 mil cidadãos centenários.

Até o dia 15 deste mês, o país registrava 61.568 japoneses com idade a partir dos 100 anos, o que representa um aumento de 2.748 em relação ao ano anterior. Desse total, 87% são mulheres, totalizando 53.728.

O relatório do ministério aponta ainda que Saitama é a província que apresenta a menor população centenária, com 28,68 a cada 100 mil habitantes, enquanto Shimane detêm o maior número entre as 47 províncias japonesas, com 90,67 a cada 100 mil pessoas.

População de idosos no Japão
O último relatório do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, divulgado na última segunda-feira, revelou que, até o dia 15 deste mês, o número de pessoas com 65 anos ou mais aumentou em 890 mil (0,8%) em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo o recorde de 33,84 milhões, o que representa 26,7% da população do país.

Desse total, os homens representam cerca de 14,62 milhões (23,7% da população masculina), enquanto as mulheres totalizam 19,21 milhões (29,5% da população feminina).

Expectativa de vida no Japão
As mulheres japonesas detêm o recorde mundial de longevidade, com expectativa média de vida em torno de 86,61 anos, enquanto os homens japoneses têm a quarta maior expectativa de vida do mundo, com 80,21 anos, de acordo com dados do governo referentes ao último senso, que foi divulgado em agosto do ano passado.

Pessoas mais velhas do mundo
O japonês Yasutaro Koide, de 112 anos, é o atual homem mais velho do mundo, reconhecido em agosto pelo Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Records). Koide sucedeu seu compatriota, Sakari Momoi, que faleceu em julho, aos 112 anos.

A pessoa mais velha do mundo é a americana Susannah Mushatt Jones, de 116 anos. Ela foi reconhecida pelo Guinness um mês após a morte da japonesa Misao Okawa, em abril deste ano. Misao morreu por causas naturais aos 117 anos. Atualmente, a mulher mais velha do Japão é uma residente de Tóquio, de 115 anos, nascida em março de 1900.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Planta brasileira está prejudicando o meio ambiente no sul do Japão

Next Article

Mesmo com intervenções do BC, dólar salta 2,28% e fecha perto de R$ 4,15

Related Posts