Japão volta a sediar Mundial de Clubes da Fifa

Depois de duas edições realizadas no Marrocos, Mundial voltará a ser disputado no Japão em 2015 e 2016.

Do Mundo-Nipo

Depois de duas edições realizadas no Marrocos, o Japão retornará a ser palco do Mundial de Clubes em 2015 e 2016, uma decisão anunciada na quinta-feira (24) pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Desde que a competição foi oficializada pela entidade máxima do futebol, em 2005, o Japão sediou a competição em seis ocasiões, com exceção de 2009 e 2010, quando os Emirados Árabes foram os anfitriões, e nos últimos dois anos, quando este papel coube ao Marrocos.

“Este é um país com histórico comprovado quando se trata de sediar eventos da Fifa, inclusive seis edições do Mundial de Clubes, todos muito bem sucedidos. Nós sabemos que será um ambiente excelente mais uma vez para esta competição anual com multidões e uma atmosfera maravilhosa. A popularidade e o perfil da competição continuam a se construir a cada ano e certamente continuará com este enorme apoio demonstrado no Japão”, afirmou Jerome Valckme, secretário-geral da Fifa.

A data do torneio nesta temporada já foi definida. Entre os dias 10 e 20 de dezembro de 2015, os campeões continentais se enfrentarão na Ásia em busca do topo do mundo.

“É uma oportunidade valiosa para os jogadores e fãs testemunharem o melhor do futebol. A competição não traz apenas emoção e entretenimento, mas também nos dá um vislumbre da cultura do país dos clubes e suas respectivas línguas nativas”, comentou o ex-jogador Kuniya Daini, presidente da Associação Japonesa de Futebol (JFA).

Antes da oficialização da Fifa, o Mundial de Clubes era conhecido como Taça Intercontinental. O Japão já recebeu 31 edições da competição, sendo as 25 anteriores entre 1980 e 2004. O último país a receber o extinto Intercontinental foi o Brasil, em 2000, quando o Corinthians sagrou-se campeão no Estádio do Maracanã. Na nova formatação, os brasileiros que já venceram o Mundial foram o próprio Timão (2012), Internacional (2006) e São Paulo (2005), sendo que apenas o alvinegro paulista não ergueu a taça em terras japonesas.

Fontes: BBC Sport | Yahoo! Esportes.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha em queda, mas acumula ganho de 1,87% na semana

Next Article

Darth Vader ganha máscara de ouro no Japão

Related Posts