Norte-coreanos acreditaram em vídeo falso que mostra o país na final da Copa do Mundo

A princípio, muitas empresas de comunicação deram o vídeo como verdadeiro.

Do Mundo-Nipo

Um vídeo que tem circulado na internet colocando a Coreia do Norte na grande final da Copa do Mundo parece que fez a população norte-coreana acreditar que era verídico.

 

Norte-coreanos acreditaram em vídeo falso que mostra o país na final da Copa (Imagem: Reprodução/YouTube)
A princípio, muitas empresas de comunicação do país deram o vídeo como verdadeiro (Imagem: Reprodução/YouTube)

 

Segundo noticiou a ‘Globo News’ nesta segunda-feira (14), no início, muitas empresas de comunicação deram o vídeo como verdadeiro, percebendo somente depois que a gravação era falsa após uma análise detalhada.

O vídeo traz imagens da seleção da Coreia do Norte na Arena Corinthians, em São Paulo, prontos para disputar a final da Copa do Mundo no Brasil.

Os infográficos mostram que o país chegou a finalíssima após bater o Japão por 7 a 0, os Estados Unidos por 4 a 0 e a China por 2 a 0. A grande final seria contra a seleção de Portugal.

Autoridades da Coreia do Norte ainda não se pronunciaram sobre o que seria uma “brincadeira” ou “provocação” e que certamente irritou o regime norte-coreano, conforme noticiou o canal de notícias a cabo da ‘Rede Globo’.

 

*Nota (atualização da notícia às 22h50)

Embora o título da notícia (que foi ao ar na madrugada desta segunda-feira) da “Globo News” afirme que o vídeo estaria tentando convencer os nortes coreanos que o país chegou à final da Copa do Mundo, o site E-farsas, afiliado do portal R7, afirma que o vídeo não foi exibido por nenhuma TV estatal do país, bem como a população está ciente de que a seleção norte-coreana não se classificou para a Copa do Mundo. O site, no entanto diz que diversos jornais de credibilidade como a rede CBC de noticias, o canadense Toronto Sun e o britânico Metro noticiaram como se fosse uma história real, mas destaca que o jornal Britânico Metro atualizou a publicação algumas horas depois, afirmando que a história era falsa.

“O vídeo é apenas uma brincadeira sobre a ditadura norte-coreana e não foi exibido em nenhuma TV estatal daquele país. A Coreia do Norte está acompanhando a Copa do Mundo de 2014 (com um atraso de 24 a 35 horas) e o povo está ciente que o país não está participando do campeonato esse ano”, diz a publicação.

O E-farsas afirma ainda que alguns usuários do Reddit analisaram as imagens do vídeo e concluíram que os lábios da apresentadora não condizem com o que está sendo dito na reportagem e o dialeto da narração está completamente errado. Ao que tudo indica, a âncora foi dublada. “Conforme muito bem observado pelo atento leitor e amigo do E-farsas Carlos Moffatt, as cenas da apresentadora mostrada no falso vídeo foram tiradas de uma reportagem real, do canal oficial do governo norte-coreano”, concluiu o E-farsas em sua publicação.

 

Confira o vídeo:

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Príncipe Akishino e esposa vão viajar ao México e à Guatemala em setembro

Next Article

Japonesa usa arte para quebrar tabu relacionado à vagina no Japão

Related Posts