Japonês de quase 90 anos bate dois recordes no Mundial Master de Atletismo

Nascido no Japão, criado no interior de São Paulo, Yoshiyuki Shimizu é o senhor mais rápido do mundo em sua categoria.

Do Mundo-Nipo

Japonês de 90 anos é o senhor mais veloz do mundo (Imagem: Jornal Nacional/Reprodução)
Yoshiyuki Shimizu é recordista mundial dos 100 e 200 metros rasos para competidores entre 85 e 90 anos (Imagem: Jornal Nacional/Reprodução)

Nascido no Japão, criado no interior de São Paulo, Yoshiyuki Shimizu é o senhor mais rápido do mundo em sua categoria. O atleta ancião é campeão e recordista mundial dos 100 e 200 metros rasos para competidores entre 85 e 90 anos na 20ª edição do Campeonato Mundial Master de Atletismo, realizado em Porto Alegre.

Atletas de 35 a 99 anos participam do Mundial que acontece pela primeira vez na América do Sul, de acordo com informações do ‘Jornal Nacional’ nesta sexta-feira (25).

“Melhor do mundo? Dá vergonha”, disse o sorridente senhor Shimizu ao repórter da Globo, em referência aos dois recordes mundiais que ele bateu na competição.

“A predisposição genética corresponde a mais ou menos 30% e os outros 70% que propiciam que estes indivíduos hoje participassem de um campeonato mundial se deve ao estilo de vida”, afirmou Newton Terra, geriatra da PUC-RS, no ‘Jornal Nacional’.

Os benefícios da prática esportiva para um envelhecimento saudável são indiscutíveis e conhecidos por todos. Somente os benefícios a saúde, no entanto, não é o fator determinante para um campeonato de atletismo para veteranos conseguir reunir mais de quatro mil atletas. O que conta também é o prazer da disputa.

Colecionar medalhas é mania que não tem idade. O tempo só tratou de alterar um pouquinho uma antiga máxima olímpica, pois além de competir, para eles o importante é, também, se divertir.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão posiciona caças após voo de quatro aviões chineses perto de Okinawa

Next Article

Tepco evacua trabalhadores da usina de Fukushima após alerta de tsunami

Related Posts