Técnico da seleção do Japão nega envolvimento em manipulação de resultados

Javier Aguirre está sendo acusado de manipular resultado quando treinava o time espanhol Zaragoza.

Do Mundo-Nipo

O técnico da seleção japonesa de futebol, o mexicano Javier Aguirre, reiterou neste sábado (27) que não está envolvido em um suposto caso de manipulação de resultados quando treinava o time espanhol Zaragoza, há mais de três anos, conforme informou a emissora pública ‘NHK’.

Em entrevista coletiva em Tóquio, Javier negou qualquer irregularidade durante seus 39 anos de carreira esportiva. “Estou no futebol profissional há 39 anos e não tenho nenhuma mancha em minha carreira. Podem estar seguros disso”, afirmou o mexicano à jornalista, de acordo com a ‘NHK’.

O caso, que supostamente aconteceu durante uma partida entre o Zaragoza e o Levante na última rodada da temporada de 2010 a 2011, está sendo investigado pela Procuradoria Anticorrupção espanhola.

No dia 15 de dezembro, o procurador Alejandro Luzón entrou com uma ação na Justiça da cidade de Valencia denunciando que em 21 de maio de 2011 o Levante perdeu para o Zaragoza por 2 a 1 de propósito porque o adversário estava ameaçado de rebaixamento.  Segundo a ‘NHK’, os promotores alegam ainda que Aguirre e 40 outras pessoas haviam manipulado o resultado da partida.

De acordo com a agência EFE, a denúncia apresentada pela Procuradoria Anticorrupção espanhola foi inicialmente formulada por um possível delito de fraude esportiva, para o qual o Código Penal espanhol prevê penas que vão desde a inabilitação profissional até entre um e quatro anos de prisão.

Alejandro Luzón afirma ainda que o Levante recebeu 965 mil euros para perder de propósito. Um dos investigados é o atacante brasileiro Wellington Silva, ex-Fluminense, que na época defendia a equipe da cidade de Valência e atualmente está no Almería, emprestado pelo Arsenal.

 

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Movimento de feriado de final de ano atinge pico nos aeroportos do Japão

Next Article

Órgãos de segurança do Japão designam informações como segredos de Estado

Related Posts