Resultados do 1º dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya

Hakuho, Harumafuji e todos os principais lutadores, exceto o ozeki Kakuryu, venceram neste domingo, incluindo o brasileiro, que obteve uma vitória convincente.

Kaisei obtém vitória convincente no 1º dia de torneio

Hakuho, Harumafuji e todos os principais lutadores, exceto o ozeki Kakuryu, venceram neste domingo.


Do Mundo-Nipo

O atual campeão Hakuho e todos os principais lutadores, exceto o ozeki Kakuryu, venceram neste domingo (7), primeiro dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya, que está sendo realizado no Aichi Prefectural Gymnasium, em Nagoya.

Hakuho vs. Tokitenku no Torneio de Nagoya 2013 (Foto: Yuta Takahashi)
Hakuho e Tokitenku voaram para fora do anel e caíram em cima dos espectadores (Foto: Yuta Takahashi)

O yokozuna Hakuho demoliu o komusubi Tokitenku, voando nele com tanta força que ambos voaram para fora do anel e caíram em cima dos espectadores. Foi o tipo de luta que os fãs esperam de Hakuho, que conquistou os dois últimos torneios com registros perfeitos de 15-0.  O campeão prometeu estender sua série de vitórias para 40, o que seria, de fato, um feito histórico.

Já o yokozuna Harumafuji, que perdeu quatro lutas no último torneio, escorregou para trás antes de levar o komusubi Shohozan ao chão. A luta, no entanto, foi animada para o yokozuna recém-graduado, que está competindo no maior posto do sumô pela primeira vez em Nagoya.

Neste torneio, Harumafuji está lutando não somente pelo título, mas também para mostrar que é digno de seu status elevado, pois tem sido “surpreendentemente” inconstante desde a sua promoção.

O ozeki Kisenosato, que foi um dos destaques no torneio anterior, começou a competição em Nagoya contra o maegashira nº 1 Takekaze. O candidato a yokozuna anulou todas as tentativas de ataque do maegashira top, até conseguir empurrá-lo, com certa facilidade, para fora dos limites do anel. Kisenosato obteve 13 vitórias no último torneio e está sendo cogitado como o maior rival de Hakuho e Harumafuji neste torneio.

Em um combate decidido por juízes, o ozeki Kotoshogiku saiu vencedor frente ao outro maegashira top, Takayasu, que foi empurrado até a borda, mas levou consigo o ozeki durante o processo. Os juízes, após uma conferência no centro do anel, decidiram que Takayasu havia tocado o lado de fora da borda com o calcanhar antes de Kotoshogiku bater com a mão direita no chão.

O maegashira nº 2, Tochiozan, iniciou o combate com um ataque rápido contra o ozeki Kakuryu, da Mongólia, que não conseguiu se recuperar a tempo o suficiente para colocar-se em posição ofensiva. Tochiozan foi superior do início ao fim. Embora ele não tenha ido bem torneio passado, com apenas seis vitórias, Tochiozan é um lutador promissor.

Apesar da derrota, Kakuryu é um lutador extremamente regular e muito hábil, seus desempenhos nos últimos torneios tem mostrado isso.

O ozeki Kotooshu obteve uma vitória convincente neste primeiro dia de torneio. O búlgaro não se intimidou com os 206 quilos de Gagamaru, maegashira nº 2, e venceu após conseguir lançar, até com certa facilidade, o pesado lutador para fora do anel. Kotooshu está competindo com um corte sobre o olho que, no entanto, não pareceu incomodá-lo muito durante a luta.

Os sekiwake não foram bem no primeiro dia em Nagoya: Myogiryu perdeu para  Chiyotairyu,  maegashira nº 3, e Goeido foi jogado ao chão pelo maegashira nº 3, Aminishiki.

Em um combate entre lutadores de escalão menor, vem o brasileiro Kaisei, maegashira nº 12, que obteve uma vitória convincente após colocar o excelente Tochinoshin, maegashira nº 11, para fora do anel.

Apesar da baixa posição entre os maegashira, Kaisei, que no ano passado já figurou no posto de maegashira nº 1, é considerado um lutador promissor e, neste torneio, se conseguir manter o foco (principalmente a constância), poderá elevar-se ao nível anterior e, quem sabe, até conseguir um posto entre os lutadores de alto escalão.

 

Confira os resultados deste domingo (7), 1º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Nagoya 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 +Takanoiwa   1-0  shitatenage     Shotenro     0-1
 Tokushoryu   1-0  oshidashi       Sokokurai    0-1
 Wakanosato   1-0  yorikiri        Tamaasuka    0-1
 Jokoryu      1-0  uwatenage       Masunoyama   0-1
 Tamawashi    1-0  oshidashi       Kotoyuki     0-1
 Kaisei       1-0  yorikiri        Tochinoshin  0-1
 Chiyonokuni  1-0  yorikiri        Daido        0-1
 Sadanofuji   1-0  oshidashi       Aran         0-1
 Aoiyama      1-0  hikiotoshi      Kitataiki    0-1
 Yoshikaze    1-0  oshitaoshi      Toyohibiki   0-1
 Okinoumi     1-0  yorikiri        Takarafuji   0-1
 Ikioi        1-0  oshitaoshi      Toyonoshima  0-1
 Kyokutenho   1-0  oshitaoshi      Fujiazuma    0-1
 Aminishiki   1-0  shitatenage     Goeido       0-1
 Chiyotairyu  1-0  foul            Myogiryu     0-1
 Kotooshu     1-0  yoritaoshi      Gagamaru     0-1
 Tochiozan    1-0  yorikiri        Kakuryu      0-1
 Kotoshogiku  1-0  yorikiri        Takayasu     0-1
 Kisenosato   1-0  oshidashi       Takekaze     0-1
 Harumafuji   1-0  uwatedashinage  Shohozan     0-1
 Hakuho       1-0  yorikiri        Tokitenku    0-1

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Nagoya 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Número de idosos presos por furtos aumenta em Tóquio

Next Article

Temperaturas altas no Japão deixam 1 morto e mais de 600 casos de insolação

Related Posts