Sumô

Resultados do 6º dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya

Kotooshu, Kotoshogiku e o brasileiro Kaisei perderam a invencibilidade nesta sexta-feira.

Hakuho permanece como único invicto e líder isolado

O brasileiro Kaisei e os ozeki Kotooshu e Kotoshogiki perderam a invencibilidade nesta sexta-feira.


Do Mundo-Nipo

Kotooshu perde invencibilidade para Takayasu (Foto: Yuta Takahashi / The Asahi Shimbun)

Kotooshu, Kotoshogiku e Kaisei perderam a invencibilidade nesta sexta-feira (Foto: Yuta Takahashi / The Asahi Shimbun)

O yokozuna Hakuho foi o único entre os quatro líderes que venceu nesta sexta-feira (12), sexto dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya, garantindo sua sexta vitória e invencibilidade, enquanto os ozeki Kotooshu e Kotoshogiku, e o brasileiro Kaisei sofreram suas primeiras derrotas. Agora todos os três fazem parte do grupo de vice-líderes, um grupo composto por cinco lutadores, que inclui o yokozuna Harumafuji.

Hakuho conquistou a 36º vitória consecutiva ao superar o komusubi Shohozan (1-5), que caiu aos seus pés após o grande campeão tê-lo facilmente puxado. Agora restam somente mais três vitórias para o atual campeão, que venceu os dois últimos torneios com perfeitos registros de 15-0, atingir o recorde de 40 vitórias consecutivas.

O yokozuna Harumafuji, entretanto, parece estar pegando um pouco de sua centelha de excelente lutador, motivo que o levou a graduação máxima do sumô. Hoje ele bateu o maegashira nº 2 Tochiozan, no entanto, embora venha superando com extrema facilidade seus adversários,  o mongol ainda tem a desvantagem de uma derrota, mas que pode ser superada caso ele mantenha o ritmo até o seu combate com o grande campeão, quando terá de vencer para provocar um desempate.

Kisenosato evitou uma terceira derrota ao vencer um apático Gagamaru, que ainda não ganhou uma luta. O maegashira nº 2 foi lentamente para cima do ozeki, que apenas desviou para o lado, o que causou o desequilíbrio do pesadíssimo georgiano, que desabou no chão após não conseguir segurar o próprio peso (206 quilos). Kisenosato agora tem que vencer todos os seus combates restantes para ter uma chance de promoção a yokozuna, uma vez que ele já tem duas derrotas e terá de contar com a derrota dos vice-líderes e mais duas do líder no decorrer do torneio.

Já o ozeki Kotooshu teve que lutar duas vezes contra o top maegashira Takayasu para acabar perdendo a invencibilidade no segundo combate. Embora tenha parecido que ele havia vencido na primeira, tanto que o árbitro central deu a vitória ao búlgaro, mas os juízes rejeitaram a decisão, fazendo com que Kotooshu lutasse novamente, mas para perder infantilmente.

O até então invicto ozeki Kotoshogiku também sofreu derrota nesta sexta-feira. A esperança japonesa foi batida pelo experiente Aminishiki (2-5), maegashira nº 3, em um movimento rápido, logo no início da partida. Aminishiki pulou para fora da linha de fogo e Kotoshogiku passou direto, para cair de frente no chão. Foi uma jogada inteligente de Aminishiki, que tem a merecida reputação de adversário difícil para os principais lutadores.

Kakuryu (4-2) arrancou uma vitória fácil sobre sekiwake Goeido (1-5). O ozeki da Mongólia fez Goeido voar para fora do anel com um forte puxão por trás da cabeça do sekiwake, que acabou desiquilibrando-se e indo parar somente no limite do ringue.

Outro que perdeu a invencibilidade foi o brasileiro Kaisei, que foi derrotado pelo maegashira nº 9 Aoiyama. A derrota leva o brasileiro para o grupo de vice-líderes, formado pelo maegashira Chiyotairyu, os ozeki Kotooshu e Kotoshogiku, o yokozuna Harumafuji e pelo brasileiro, que, apesar da derrota, parece estar em ótima forma e ainda tem muita chance de realizar o seu melhor desempenho neste torneio.

 

Confira os resultados desta sexta-feira (12), 6º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Nagoya 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR           *TÉCNICA     PERDEDOR
 Tokushoryu    3-3  tsukiotoshi  Masunoyama    2-4
 Tamaasuka     3-3  oshidashi    +Tochinowaka  4-2
 Wakanosato    3-3  uwatenage    Jokoryu       3-3
 Sokokurai     3-3  shitatenage  Daido         0-6
 Shotenro      4-2  default      Tochinoshin   3-3
 Aran          2-4  okuridashi   Tamawashi     2-4
 Aoiyama       4-2  katasukashi  Kaisei        5-1
 Sadanofuji    3-3  hatakikomi   Kotoyuki      4-2
 Toyohibiki    4-2  default      Chiyonokuni   2-4
 Takarafuji    3-3  shitatenage  Kitataiki     3-3
 Okinoumi      4-2  yorikiri     Toyonoshima   3-3
 Yoshikaze     4-2  okuridashi   Fujiazuma     1-5
 Chiyotairyu   5-1  oshidashi    Ikioi         3-3
 Takekaze      1-5  yorikiri     Kyokutenho    3-3
 Tokitenku     1-5  hatakikomi   Myogiryu      2-4
 Kisenosato    4-2  tsukiotoshi  Gagamaru      0-6
 Takayasu      4-2  hatakikomi   Kotooshu      5-1
 Kakuryu       4-2  tsukiotoshi  Goeido        1-5
 Aminishiki    2-4  hatakikomi   Kotoshogiku   5-1
 Hakuho        6-0  tsukiotoshi  Shohozan      1-5
 Harumafuji    5-1  uwatenage    Tochiozan     3-3

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Nagoya 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe uma resposta