Resultados do 11º dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya

Hakuho atingiu a impressionante marca de 41 vitórias consecutivas, enquanto o brasileiro Kaisei sofreu a 2ª derrota, mas permanece na vice-liderança.

Hakuho continua imbatível e atinge a incrível marca de 41 vitórias consecutivas

O brasileiro Kaisei e o búlgaro Kotooshu sofreram a segunda derrota, mas continuam na vice-liderança.


Do Mundo-Nipo

Hakuho derrotou Kakuryu no 11º dia do Torneio de Nagoya 2013 (Foto: Jun kaneko/The Asahi Shimbun)
Hakuho conquistou a 41ª vitória consecutiva após vencer Kakuryu no 11º dia do Torneio de Nagoya (Foto: Jun kaneko/The Asahi Shimbun)

O yokozuna Hakuho atingiu a impressionante marca de 41ª vitórias seguidas ao vencer o compatriota mongol Kakuryu nesta quarta-feira (17), para permanecer líder isolado e mais próximo de conquistar seu 26º título da carreira, enquanto os vice-líderes, o brasileiro Kaisei e o búlgaro Kotooshu, sofreram a segunda derrota no 11º dia do torneio em Nagoya.

Na luta final dos combates de hoje, o ozeki Kakuryu (7-4) arrancou para cima de Hakuho, empurrando rapidamente o yokozuna até a borda do anel, porém, com a atitude de um grande campeão, Hakuho se recompôs rapidamente e encaixou uma chave de braço para enviar seu adversário além dos limites do anel.

A vitória deu a Hakuho uma vantagem de duas para Kotooshu e Kaisei, que mesmo após perderem seus combates de hoje, continuam como vice-líderes, grupo que agora é formado por três.  O maegashira nº 9 Aoiyama também está com 9-2.

Precisando desesperadamente por fim a uma humilhante sequência de três derrotas, o yokozuna Harumafuji agarrou o braço esquerdo de Kotooshu logo após o face-off e enviou o ozeki em uma questão de segundos para fora do anel, melhorando seu registro para 7-4, uma marca extremamente negativa para um lutador que ocupa o posto maior do sumô.

Kotooshu, que tem sido impressionante neste torneio e está em busca de seu primeiro título desde 2008, viu suas chances diminuírem ao sofrer a segunda derrota. Entretanto, o ozeki da Bulgária ainda tem ‘chance matemática’ de conquistar o torneio, porém, para tanto, terá de contar com uma derrota de Hakuho e ainda vencê-lo para provocar uma revanche, o que é algo um tanto improvável, uma vez que Hakuho tem demonstrado estar mais imbatível do que nunca.

Em outro grande combate, o ozeki Kisenosato (8-3), que teve as expectativas frustradas, “prematuramente”, para sua promoção a yokozuna, enviou o sekiwake Myogiryu para a sexta derrota contra cinco vitórias.

O ozeki Kotoshogiku retomou o caminho de vitórias após usar seus famosos impulsos de pernas que propulsiona o corpo (marca registrada do japonês) para enviar o quarto classificado a maegashira, Kyokutenho (3-8), para fora do anel e conquistar a sétima vitória em onze combates.

Com um desempenho muito abaixo do habitual na primeira metade do torneio, o sekiwake Goeido parece ter recuperado suas forças após a vitória de ontem sobre o yokozuna Harumafuji, que sofreu a quarta derrota em Nagoya. Hoje, o sekiwake conseguiu arrancar uma suada vitória após expulsar, meio que atabalhoadamente, o maegashira nº 1 Takayasu (6-5) para fora do dohyo. Goeido agora está com quatro vitórias contra sete derrotas.

O maegashira nº 2 Tochiozan assegurou-se no posto após atingir a oitava vitória em cima do komusubi Shohozan, que sofreu a oitava derrota, enquanto o outro komusubi, Tokitenku, bateu o maegashira nº 2 Gagamaru, melhorando seu fraco registro que agora somam três vitórias contra oito derrotas. Gagamaru também está com um fraco desempenho em Nagoya, com apenas duas vitórias contra nove derrotas.

A surpresa do torneio, o brasileiro Kaisei, sofreu a segunda derrota após uma sequência de quatro vitórias, embalada depois que foi derrotado pelo maegashira nº 9 Aoiyama no sexto dia de torneio. Antes, porém, Kaisei encontrava-se invicto e líder ao lado de Hakuho e mais dois.

Apesar da derrota de hoje para o excelente Chiyotairyu (7-4), terceiro classificado a maegashira, e que antes derrotou quase todos os lutadores de alto escalão que enfrentou, incluindo o yokozuna Harumafuji, não tirou o brasileiro da vice-liderança, mas o deixou em uma posição difícil na corrida pelo titulo em Nagoya.

Agora Kaisei encontra-se na mesma situação que os dois outros vice-líderes, Kotooshu e Aoiyama, que além de não poder sofrer mais derrotas, terão de torcer por uma eventual derrota de Hakuho no decorrer dos quatro dias que restam para o término do torneio e ainda conseguir a incrível façanha de derrotar o campeão em um combate direto para reivindicar uma revanche, o que é altamente improvável, já que o yokozuna encontra-se em sua melhor forma e focado em conquistar o terceiro título consecutivo.

Até o momento, entretanto, o desempenho de Kaisei tem sido excelente e o seu registro de 9-2 já lhe garante uma escalada entre os maegashira e talvez, quem sabe, até consiga uma promoção a maegashira top caso ele conquiste mais umas duas vitórias, um posto recentemente figurado pelo brasileiro.

 

Confira os resultados desta quarta-feira (17), 11º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Nagoya 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 Sokokurai    5-6  yorikiri    Tamawashi    4-7
 Kotoyuki     6-5  oshidashi   Wakanosato   4-7
 Masunoyama   7-4  oshidashi   Aran         5-6
 Sadanofuji   4-7  yorikiri    Daido        0-11
 Tokushoryu   7-4  oshidashi   Kitataiki    5-6
 Shotenro     8-3  hatakikomi  Toyohibiki   6-5
 Yoshikaze    5-6  yorikiri    Tamaasuka    5-6
 Takarafuji   7-4  kotanage    Jokoryu      4-7
 Aoiyama      9-2  hatakikomi  Toyonoshima  4-7
 Ikioi        6-5  hatakikomi  Okinoumi     7-4
 Fujiazuma    4-7  tsukidashi  Aminishiki   3-8
 Chiyotairyu  7-4  uwatenage   Kaisei       9-2
 Tokitenku    3-8  sukuinage   Gagamaru     2-9
 Tochiozan    8-3  hatakikomi  Shohozan     3-8
 Goeido       4-7  yorikiri    Takayasu     6-5
 Kotoshogiku  7-4  yorikiri    Kyokutenho   3-8
 Kisenosato   8-3  oshidashi   Myogiryu     5-6
 Harumafuji   7-4  tottari     Kotooshu     9-2
 HAKUHO      11-0  kotenage    Kakuryu      7-4

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Nagoya 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Quarta rodada de negociações entre Coreia do Sul e do Norte termina sem avanços

Next Article

Ativista dos direitos humanos e contra corrupção é preso na China

Related Posts