Sumô

Resultados do 13º dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya

Com dois dias de antecedência, Hakuho conquistou o torneio e o 26º título da carreira, enquanto o brasileiro Kaisei atingiu a décima vitória.

Com dois dias de antecedência, Hakuho conquista o torneio e o 26º título da carreira

O brasileiro Kaisei atingiu a décima vitória, enquanto o yokozuna Harumafuji sofreu a quinta derrota.


Do Mundo-Nipo

Hakuho ergue Kotooshu para fora do ringue (Foto: Yoichi Kawatsu/The Asahi Shimbun)

Hakuho ergue Kotooshu para fora do ringue (Foto: Yoichi Kawatsu/The Asahi Shimbun)

O grande campeão Hakuho superou a dor de um abdômen ferido para derrotar o ozeki Kotooshu nesta sexta-feira (19) e conquistar o título antecipado no 13º dia do Grande Torneio de Sumô de Nagoya. Este é o 26º título da carreira do yokozuna, que também conquista três torneios consecutivos.

A lesão no abdômen, que sofreu na vitória do dia anterior sobre o ozeki Kotoshogiku, não impediu Hakuho de vencer mais uma em Nagoya. O imbatível yokozuna derrotou o ozeki Kotooshu (9-4) para conquistar a 43ª vitória consecutiva e o título do torneio com dois dias de antecedência.

Com 26 campeonatos na carreira, Hakuho ultrapassou seu compatriota mongol, o ex-yokozuna Asashoryu, em números de títulos, e agora ocupa o terceiro lugar entre os yokozuna que mais conquistaram títulos na carreira, ficando atrás apenas de Chiyonofuji (31) e Taiho (32).

“Eu me sinto muito aliviado”, disse Hakuho. “A lesão não foi um problema de todo. Estou feliz por ter sido capaz de vencer hoje. Vou trabalhar duro para ficar cada vez mais forte”, disse o campeão a jornalistas.

Este é o terceiro título seguido de Hakuho, que antes havia conquistado os torneios de primavera e de verão, ambos com registros perfeitos de 15-0.

O nono do ranking entre os maegashira, Aoiyama, perdeu para o maegashira top Takayasu (7-6), o que proporcionou a Hakuho a chance de conquistar o torneio com antecedência, já que Aoiyama (10-3), até então, era o único com chances matemáticas na corrida pelo título.

O yokozuna Harumafuji perdeu mais uma em Nagoya, dessa vez foi para o ozeki Kisenosato, que o fez sofrer a quinta derrota para ficar com um desfavorável registro de 8-5, que é, com certeza, extremamente inadequado para um yokozuna. Já Kisenosato, que teve suas esperanças de promoção a yokozuna frustradas após sofrer três derrotas, melhorou seu registro para um respeitável 10-3.

Em um grande combate, o ozeki Kakuryu, após um aperto com a mão direita sobre o cinto de Chiyotairyu (7-6), levantou o terceiro maegashira para além dos limites do anel. Kakuryu melhorou seu registro para 8-5, o que lhe assegura no posto de ozeki.

Kotoshogiku também se assegurou no posto de ozeki após derrotar o komusubi Tokitenku (4-9) e conquistar sua oitava vitória contra cinco derrotas.

O sekiwake Myogiryu aproveitou a arrancada no face-off que lhe deu vantagem para despachar o maegashira nº 2 Tochiozan (8-5) e atingir a sua sétima vitória, enquanto o sekiwake Goeido derrotou o maegashira nº 3 Ikioi (7-6) para arrancar sua sexta vitória contra sete derrotas.

Depois de duas derrotas seguidas, o lutador do Brasil retomou o caminho de vitórias após derrotar o maegashira nº 14 Masunoyam (7-6), melhorando seu registro para 10-3, que é excelente e, faltando dois dias para o término do torneio, pode ser melhorado, o que deixará Kaisei em posição de uma promoção melhor entre as fileiras dos maegashira.

 

Confira os resultados desta sexta-feira (19), 13º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Nagoya 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 Kaisei       10-3  yorikiri          Masunoyama   7-6
 Aran          7-6  hatakikomi        Tokushoryu   8-5
 Kitataiki     7-6  shitatedashinage  Tamaasuka    5-8
 Toyohibiki    7-6  oshitaoshi        Jokoryu      4-9
 Yoshikaze     7-6  oshidashi         Sokokurai    5-8
 Shotenro      9-4  oshidashi         Takarafuji   8-5
 Okinoumi      9-4  kubinage          Wakanosato   5-8
 Toyonoshima   6-7  okuritaoshi       Tamawashi    5-8
 Kotoyuki      7-6  oshidashi         Fujiazuma    4-9
 Kyokutenho    4-9  yorikiri          Daido        0-13
 Sadanofuji    5-8  sukuinage         Gagamaru     2-11
 Takayasu      7-6  hatakikomi        Aoiyama     10-3
 Shohozan      5-8  tsukidashi        Aminishiki   4-9
 Goeido        6-7  yorikiri          Ikioi        7-6
 Myogiryu      7-6  oshidashi         Tochiozan    8-5
 Kakuryu       8-5  yorikiri          Chiyotairyu  7-6
 Kotoshogiku   8-5  yorikiri          Tokitenku    4-9
 Kisenosato   10-3  abisetaoshi       Harumafuji   8-5
 Hakuho       13-0  yorikiri          Kotooshu     9-4

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Nagoya 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe uma resposta