Sumô

Hakuho e Harumafuji perdem para ozeki’s no 11º dia de torneio

Harumafuji sofreu sua segunda derrota nas mãos do ozeki Kotoshogiku e Hakuho pareceu impotente contra o ozeki Kotooshu no combate final do dia no Fukuoka Kokusai Center.

Atualizado em 21/11/2012 às 18:56


Do Mundo-Nipo

Os yokozuna caíram para os ozeki nesta quarta-feira, com Hakuho (10-1) perdendo a invencibilidade para Kotooshu, mas ainda líder do torneio, e Harumafuji (9-2), que poderia estar liderando se não tivesse sido derrotado por Kotoshogiku no 11º dia do Torneio de Kyushu.

 

O búlgaro Kotooshu perseverou desde o início quando agarrou firmemente o cinto do mongol. Trabalhou bem a posição, evitando as tentativas fracassadas de Hakuho até forçá-lo para fora do anel. (Imagem: NHK World TV Reprodução Mundo-Nipo)

 

O estreante yokozuna Harumafuji sofreu sua segunda derrota nas mãos do ozeki Kotoshogiku, um japonês nascido em Fukuoka, e o grande campeão Hakuho, que foi incapaz de aproveitar a chance de impor mais uma vitória de vantagem sobre o compatriota mongol, pareceu impotente contra o ozeki Kotooshu no combate final do dia no Fukuoka Kokusai Center.

Hakuho, que não conquista um campeonato desde março, se viu em apuros desde o início do combate. O búlgaro, que perseverou desde o início quando agarrou firmemente o cinto do mongol, trabalhou bem a posição, evitando as tentativas fracassadas de Hakuho até forçá-lo para fora do anel. Kotooshu conseguiu obter a oitava vitória, o que lhe garante permanecer no posto de ozeki, o segundo mais alto do sumo.

Os resultados desta quarta-feira foram inesperados devido às derrotas dos yokozuna. Contudo, o líder e o vice-líder do torneio continuam os mesmos, com Hakuho isolado na liderança e Harumafuji como vice-líder, que agora está acompanhado do maegashira Chiyotairyu (9-2), ambos com apenas uma derrota de desvantagem para o líder Hakuho.

O brasileiro, nº 2 maegashira Kaisei, conseguiu obter a sua terceira vitória no torneio contra o Komusubi Aminishiki. A vitória foi um grande resultado para Kaisei (3-8), que é um lutador promissor e tem se esforçado muito neste torneio, mas perdeu todos os seus oito combates, que foram realizados contra adversários de posto superior. Kaisei tem se destacado, chegando a receber o prêmio de espírito de luta por duas vezes. No torneio passado alcançou o posto mais alto entre os maegashira (Top maegashira).

 

Confira os resultados desta quarta-feira – 11º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Kyushu, no Fukuoka Kokusai Center, em Fukuoka.

 

Resultados da divisão Makuuchi – 1ª divisão do sumô:

  VENCEDOR          TÉCNICA      PERDEDOR
 +Kotoyuki    5-6  oshidashi     Yoshiazuma   2-9
 +Tamaasuka   7-4  yorikiri      Chiyonokuni  4-7
 Kitataiki    6-5  hikiotoshi    Wakakoyu     3-8
 Asahisho     6-5  hikiotoshi    Miyabiyama   4-7
 Ikioi        7-4  oshidashi     Yoshikaze    6-5
 Tokitenku    5-6  katasukashi   Wakanosato   6-5
 Jokoryu      4-7  uwatenage     Aran         7-4
 Gagamaru     6-5  yoritaoshi    Fujiazuma    5-6
 Chiyotairyu  9-2  hikiotoshi    Toyonoshima  8-3
 Kyokutenho   8-3  yorikiri      Tamawashi    6-5
 Shotenro     5-6  kotenage      Masunoyama   5-6
 Takekaze     3-8  hatakikomi    Daido        2-9
 Tochinoshin  3-8  sukuinage     Takayasu     2-9
 Shohozan     7-4  oshidashi     Homasho      2-9
 Kaisei       3-8  ushiromotare  Aminishiki   3-8
 Tochiozan    8-3  shitatenage   Goeido       8-3
 Kisenosato   8-3  okuridashi    Toyohibiki   6-5
 Myogiryu     3-8  oshidashi     Kakuryu      7-4
 Kotoshogiku  7-4  hatakikomi    Harumafuji   9-2
 Kotooshu     8-3  yorikiri      Hakuho      10-1

 

* Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.

 

Vídeo com as lutas de quarta-feira – 11º dia de Torneio de Kyushu (1ª divisão).

 

As informações da tabela são da Kyodo News | Vídeo NHK World TV.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários