Sumô

Resultados do 12º dia do Grande Torneio de Sumô de Verão

Kisenosato e Hakuho seguem invictos e isoladíssimos na liderança, enquanto o brasileiro Kaisei está a duas vitórias de permaner na 1ª divisão.

Kisenosato superou mais um adversário, o yokozuna Harumafuji

Hakuho foi implacável contra Kakuryu, enquanto o brasileiro Kaisei está a duas vitórias de conseguir manter-se na 1ª divisão.


Do Mundo-Nipo

Kisenosate bate Harumafuji (Foto: Jun Ueda)

Kisenosate bate Harumafuji (Foto: Jun Ueda)

O ozeki Kisenosato superou um de seus maiores obstáculos neste torneio ao derrotar o yokozuna Harumafuji, enquanto o yokozuna Hakuho derrotou o vice-líder, seu compatriota mongol Kakuryu, nesta quinta-feira (23), com ambos seguindo invictos e isoladíssimos na liderança depois de doze dias de competição do Grande Torneio de Sumô de Verão, no Ryogoku Kokugikan Center, em Tóquio.

Kisenosato venceu em grande estilo, fazendo com que Harumafuji (9-3) fosse incapaz de montar uma defesa. O yokozuna viu suas esperanças de um sexto título na carreira sendo extinta após sofrer a terceira derrota no torneio.

Este é, sem dúvidas, o melhor torneio do Kisenosato, que tem realizado excelentes combates, exibindo uma impressionante superioridade diante de adversários de alto nível.

Em outro grande combate, Hakuho levou a melhor contra seu compatriota mongol, o ozeki Kakuryu, que até lutou bem. O ozeki conseguiu quebrar o domínio de Hakuho em um momento de apuros, quando girou para evitar ser batido prematuramente. Contudo, o forte yokozuna foi muito rápido e novamente dominou o ozeki, expulsando-o facilmente para fora do ringue.

Mais dois japoneses em postos de alto nível também venceram nesta quinta-feira, com o ozeki Kotoshogiku (9-3) derrotando facilmente o maegashira nº 3 Aran (4-8), enquanto o sekiwake Goeido (6-6) obteve uma estranha vitória sobre o maegashira nº 5 Shohozan (6-6).

Já o búlgaro ozeki Kotooshu (7-5) conseguiu arrancar uma vitória sobre o maegashira nº 4 Aoiyama (5-7). Porém, faltando apenas três dias para o término do torneio, o inconstante Kotooshu tem que assegurar mais uma vitória para manter o posto de ozeki.

Na luta para permanecer na primeira divisão vem o brasileiro Kaisei (6-6), que após ter sofrido uma série de derrotas inexplicáveis, conseguiu a sexta vitória no 12º dia de torneio. Kaisei realizou um excelente combate, obtendo uma bela vitória sobre o maegashira nº 6 Yoshikaze (6-6).

Contudo, apesar da vitória, Kaisei tem que conseguir mais duas, entre os três combates restantes, para ter o direito de permanecer na seleta divisão Makuuchi.

 

Confira os resultados desta quinta-feira (23), 12º dia dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Primavera 2013:

 

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA      PERDEDOR
 Homarefuji   4-8   oshitaoshi   Daikiho      1-11
 Gagamaru     9-3   hatakikomi   Daido        6-6
 Azumaryu     6-6   hatakikomi   Toyohibiki   6-6
 Chiyotairyu  9-3   oshidashi    Kyokutenho   6-6
 Ikioi        7-5   yorikiri     Tokitenku    8-4
 Sadanofuji   4-8   yorikiri     Masunoyama   6-6
 Chiyonokuni  7-5   yorikiri     Fujiazuma    6-6
 Kaisei       6-6   oshidashi    Yoshikaze    6-6
 Takekaze     7-5   oshidashi    Chiyootori   5-7
 Takayasu     7-5   sukuinage    Shotenro     5-7
 Takarafuji   3-9   tsukiotoshi  Wakanosato   5-7
 Tochinoshin  2-10  uwatenage    Jokoryu      3-9
 Myogiryu     9-3   oshitaoshi   Aminishiki   3-9
 Tochiozan    5-7   yorikiri     Toyonoshima  6-6
 Okinoumi     2-10  kotenage     Kitataiki    1-11
 Goeido       6-6   tsukihiza    Shohozan     6-6
 Kotoshogiku  9-3   yorikiri     Aran         4-8
 Kotooshu     7-5   oshidashi    Aoiyama      5-7
 Hakuho      12-0   yorikiri     Kakuryu     10-2
 Kisenosato  12-0   yorikiri     Harumafuji   9-3

 

* Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.

Prefixo + significa lutador da divisão juryo

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja o vídeo com as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Verão 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*