Horóscopo

Horóscopo Chinês: tabela dos anos e características dos 12 animais

Horóscopo Chinês (Foto: Stockvault/Montagem Mundo-Nipo)

Atualizado em 11/12/2016


O calendário agrícola é a base principal do Horóscopo chinês, um dos mais antigos do mundo. Ele tem como fundamento o ano astral, que começa na primeira lunação do ano. Mediante isso, o dia de início do ano astrológico é variável a cada ano, ou seja, a contagem fundamenta-se no Ano Novo Lunar (12 meses e 29 dias).

Os animais do horóscopo/zodíaco
Na China, o Imperador de Jade e até o Sagrado Buda figuram como personagens principais na inserção dos animais no horóscopo/zodíaco. Não se sabe ao certo o motivo e a razão pela qual foram escolhidos os doze animais (rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e perco) específicos e até hoje continua a ser um mistério.

Nesses mais de dois mil anos de existência do horóscopo Chinês, muitas lendas foram criadas em torno desse mistério. Confira abaixo a versão mais famosa:

_Foi confiado ao rato a tarefa de convidar todos os animais existentes para que se apresentassem ao senhor Buda para um banquete. O gato era um bom amigo do rato, mas este enganou-o, fazendo com que acreditasse que o banquete seria no dia seguinte. Com isso, o gato dormiu sossegadamente enquanto o banquete era realizado, imaginando que só ocorreria no dia seguinte. Mas. quando descobriu a verdade, prometeu ser para sempre o inimigo natural do rato. Apenas 12 animais compareceram ao banquete e  para demonstrar a sua gratidão, Buda atribuiu a cada animal um ano e, assim, dependendo do ano em que nascerem, as pessoas herdam algumas das características do animal regente do ano.

O tempo do Horóscopo Chinês é medido em ciclos de 60 anos, ou seja, cada animal aparece cinco vezes a cada ciclo. Para explicar melhor, cada um dos 12 animais tem sua vez de reger um Ano Novo Lunar, sendo que terá de esperar doze anos lunares para ser regente novamente, semelhante ao Horóscopo Japonês.

Esses doze animais representam as virtudes e os defeitos daqueles nascidos nos períodos em que eles regem. Eles também simbolizam as forças do Universo que podem favorecer ou trazer infelicidade ao mundo.

Clique nas setas acima ou nos links abaixo para descobrir seu signo no Horóscopo Chinês e conheça as características do animal regente, bem como a influencia dele em sua vida.

 Rato (shu)
 Búfalo (Niú)
 Tigre (Hu)
 Coelho (Tú)
 Dragão (Long)
 Serpente (Shé)
 Cavalo (Ma)
 Carneiro (Yang)
 Macaco (Hóu)
 Galo (Ji)
 Cão (Gou)
 Porco (Zhu)

Comentários

Deixe de comentário


*