Horóscopo Chinês: tabela dos anos e características dos 12 animais

O Horóscopo Chinês é um dos mais antigos do planeta. Cada um dos 12 animais do zodíaco tem sua vez de reger um Ano Novo Lunar …
Horoscopo chines Foto Stockvault Montagem MN 2016

Atualizado em 22/01/2023

O calendário agrícola, chamado de calendário chinês pelos ocidentais, é a base principal do Horóscopo Chinês, um dos mais antigos do mundo. Ele tem como fundamento o ano astral, que começa na primeira lunação do ano. Mediante isso, o dia de início do ano astrológico é variável a cada ano, ou seja, a contagem fundamenta-se no Ano Novo Lunar (12 meses e 29 dias).

Enquanto o zodíaco ocidental é baseado em constelações, os 12 animais que compõem o zodíaco chinês não correspondem a agrupamentos de estrelas. Em vez disso, eles se originam dos animais encontrados no Portão Celestial do folclore chinês antigo, e são atribuídos a 12 divisões da órbita de, aproximadamente, 12 anos de Júpiter.

Uma questão de tempo 

Para o calendário gregoriano, que é usado pelos ocidentais, o ano começou em primeiro de janeiro. Segundo o calendário usado pelo Horóscopo Chinês, todavia, a virada do ano pode ocorrer até mais de um mês depois.

A diferença entre os dois pode ser explicada pelo fato de que o calendário gregoriano — que possui este nome por ter sido instaurado pelo Papa Gregório 13 em 1582 — se baseia no ciclo de translação da Terra, isto é, a órbita realizada por ela no entorno do Sol.

Esse trajeto demora 365 dias para ser completado. Vale lembrar, porém, que não é uma conta exata, uma vez que sobram 5 horas, 45 minutos e 46 segundos, o que corrigimos através da ocorrência do ano bissexto, em que o mês de fevereiro ganha um dia a mais a cada quatro anos.

A versão chinesa, por sua vez, usa um sistema lunissolar, de forma que procura medir a passagem do tempo combinando esse movimento da Terra ao redor do Sol com a órbita que a Lua faz ao redor de nosso planeta. Cada ciclo lunar possui cerca de 27 dias.

Assim, o calendário utilizado pelo Horóscopo Chinês tem um total de 354 dias. Nesse contexto, o problema da conta inexata é resolvida com a adição de um 13º mês de forma periódica. Essa medição temporal diferente faz com que, para este sistema, estejamos no ano de 4721, e não em 2023.

As origens do Ano Novo Lunar não são bem conhecidas, pois acredita-se que remonte à pré-história, de acordo com Time And Date. A data do Ano Novo Lunar é definida de acordo com o calendário chinês, que se baseia na mudança de posição do sol no céu e nas fases da lua.

Os animais do horóscopo/zodíaco

Na China, o Imperador de Jade e até o Sagrado Buda figuram como personagens principais na inserção dos animais no horóscopo/zodíaco. Não se sabe ao certo o motivo e a razão pela qual foram escolhidos os doze animais (rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco) específicos e até hoje continua a ser um mistério.

Nesses mais de dois mil anos de existência do horóscopo Chinês, muitas lendas foram criadas em torno desse mistério.

Versão mais famosa

__ Foi confiado ao rato a tarefa de convidar todos os animais existentes para que se apresentassem ao senhor Buda para um banquete. O gato era um bom amigo do rato, mas este enganou-o, fazendo com que acreditasse que o banquete seria no dia seguinte. Com isso, o gato dormiu sossegadamente enquanto o banquete era realizado, imaginando que só ocorreria no dia seguinte. Mas. quando descobriu a verdade, prometeu ser para sempre o inimigo natural do rato. Apenas 12 animais compareceram ao banquete e  para demonstrar a sua gratidão, Buda atribuiu a cada animal um ano e, assim, dependendo do ano em que nascerem, as pessoas herdam algumas das características do animal regente do ano.

Ciclos do Horóscopo

O tempo do Horóscopo Chinês é medido em ciclos de 60 anos, ou seja, cada animal aparece cinco vezes a cada ciclo. Para explicar melhor, cada um dos 12 animais tem sua vez de reger um Ano Novo Lunar, sendo que terá de esperar doze anos lunares para ser regente novamente, semelhante ao Horóscopo Japonês.

Representatividade

Esses doze animais representam as virtudes e os defeitos daqueles nascidos nos períodos em que eles regem. Eles também simbolizam as forças do Universo que podem favorecer ou trazer infelicidade ao mundo.

Clique nos links abaixo para descobrir seu signo no Horóscopo Chinês e conheça as características do animal regente, bem como a influencia dele em sua vida:

•  Rato (shu)

• Búfalo (Niú)

• Tigre (Hu)

• Coelho (Tú)

• Dragão (Long)

• Serpente (Shé)

• Cavalo (Ma)

• Carneiro (Yang)

• Macaco (Hóu)

• Galo (Ji)

• Cão (Gou)

• Porco (Zhu)

Por Maria Rosa (criado originalmente em 2015)
Principais fontes de pesquisa

Livro: Chinese Astrology: Exploring the Eastern Zodiac | Autora Shelly Wu;
Livro: Manual Prático do Horóscopo Chinês | Autor Minami Keizi;
Site: Chinese New Year.

Restrição de uso
É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
2
Shares
Previous Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Japão diz que pressionará Coreia do Norte sobre japoneses sequestrados

Next Article
Dolar Foto Shutterstock 17 12 2015 900x600 otimizada

Dólar tem 5ª alta seguida, mas ainda fecha abaixo de R$4

Related Posts