Japão designa enguia japonesa como espécie em risco de extinção

A enguia japonesa, muito apreciada na culinária do país, há anos vem sofrendo com a pesca predatória, que ocorre quando capturadas em época de desova.

Do Mundo-Nipo

O Ministério do Meio Ambiente designou a enguia japonesa como uma espécie em risco de extinção na lista vermelha “nonlegally”, referente a espécies ameaçadas em água doce e água salobra.

 

Enguia japonesa (Imagem: reprodução)
Enguia japonesa criadas em cativeiro (Imagem: reprodução)

 

Explicando a decisão do governo japonês que visa sensibilizar a opinião pública sobre a condição das enguias, o ministro do Meio Ambiente, Nobuteru Ishihara, disse em uma conferência a imprensa na sexta-feira (01), que a designação não implicará na culinária do país, impedindo as pessoas de consumirem enguias, que são indispensáveis na cultura alimentar japonesa.

Entretanto, Ishihara acrescentou que os Ministérios e agências governamentais competentes irão fazer tudo que estiver ao alcance para proteger a espécie.

Unagui-sushi (Foto: Keropok)
Unagui-sushi (Foto: Keropok)

A enguia japonesa de água doce (unagui うなぎ) é muito apreciada na culinária japonesa. Sua carne, tenra e gordurosa, é rica em proteínas, vitamina A, cálcio e gorduras saturadas, que possui muito colesterol. Contudo, segundo a cultura japonesa, é um potente revigorante, especialmente nos dias quentes de verão.

Os japoneses apreciam o unagui há mais de mil anos. Até na mais antiga antologia de poemas do mundo, o Man’yoshu, compilado a partir do ano 759, há registros de unagui como um alimento revigorador.

A enguia também é apreciada em outras partes da Ásia e até no ocidente, que importa em grandes quantidades de unagui industrializado.

 

Unajuu (Foto divulgação do restaurante Chikuyoutei)
Unajuu, variedade de prato preparado com unagui, especialidade de um dos restaurantes mais antigos e tradicionais do Japão, o Chikuyoutei, fundado no período Edo, século IXX (Foto divulgação do restaurante Chikuyoutei)

 

Devido a esta apreciação, a enguia japonesa há anos vem sofrendo com a pesca predatória, que ocorre quando capturadas em época de desova e quando pescadas antes de atingirem a maturidade, o que restringe o número da população adulta e dificulta a reprodução da espécie.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Comitê Olímpico de Tóquio promete investigação completa sobre caso de abuso no judô

Next Article

Abe diz que base dos EUA continuará dentro de Okinawa como planejado

Related Posts