Terremoto de magnitude 5,8 sacode o nordeste do Japão

O tremor, que teve epicentro em Iwate, ocorreu cerca de duas horas após outro sismo ter atingido o leste do país.
Terremoto Imagem Edicao Mundo Nipo HB586285 900x550 04 02 2016
©Mundo-Nipo

Um terremoto de magnitude 5,8 atingiu nesta sexta-feira (horário local) a região nordeste do Japão, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami. Até o momento, não houve relatos de vítimas ou danos a edificações.

De acordo com a JMA, o tremor ocorreu às 3h33 locais de sexta-feira (15h33 desta quinta-feira pelo horário de Brasília), com epicentro registrado no litoral norte da província de Iwate, a uma profundidade de 90 quilômetros. A agência alertou para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) na região, principalmente porque foi registrado mais cedo, às 1h15 locais de sexta-feira, um tremor de magnitude 4,4 no leste do país, com epicentro na região sul de Ibaraki.

O abalo de 5,8 graus foi sentido mais intensamente na região na cidade de Morioka, em Iwate, atingindo intensidade máxima de “5-“ graus na escala japonesa, que vai até 7, conforme informou a Agência.

O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência, por isso possui uma infraestrutura que foi desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Veja no site oficial da Agência Meteorológica do Japão as cidades mais afetadas pelo terremoto.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Uva Ruby Roman de Ishikawa Foto Kyodo 900x60 09072015

Cacho de uva é leiloado por mais de R$ 26,6 mil no Japão

Next Article

Dólar tem 5ª alta seguida ante real em dia de baixa negociação por feriado em SP

Related Posts