Meio ambiente e Energia

Japão e mais três nações concordam em limitar captura de enguias japonesas

Japão, China, Coréia do Sul e Taiwan chegaram a um consenso para evitar a extinção da enguia japonesa.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

Representantes do Japão, China, Coréia do Sul e Taiwan concordaram em limitar o volume de enguias jovens colocados em viveiros de aquicultura, a partir de sua pesca nesses países. A decisão aconteceu nesta quarta-feira (17), durante uma conferência internacional sobre a conservação da enguia japonesa, que foi incluída este ano na lista de espécies ameaçadas.

 

Enquia japonesa (Foto: Bio Japan)

EM junho, a enguia japonesa foi colocada na lista vermelha de espécies em risco de extinção (Foto: Bio Japan)

 

O acordo, que irá implementar as restrições de enguias cultivadas a partir de novembro, foi alcançado pelo Japão e seus vizinhos sob o primeiro quadro internacional sobre o manejo da espécie como um recurso marinho.

Na conferência, que teve início na terça-feira, em Tóquio, representantes dos quatro países também concordaram em criar uma entidade que irá gerir a produção de enguias.

Durante a reunião de ontem, o Japão formulou uma nova proposta que defende um corte superior a 30% em relação a este ano, que registrou uma grande captura de enguias jovens. No entanto, os participantes não conseguiram chegar a um consenso.

Masanori Miyahara, assessor do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, disse a jornalistas após a reunião que os representantes foram capazes de chegar a um acordo por causa de uma visão compartilhada que devem ser tomadas medidas para evitar a extinção da enguia japonesa.

Em junho, a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês), colocou a enguia japonesa em uma lista vermelha de espécies em risco de extinção, citando que a sobrepesca (que é a captura acima das quotas estabelecidas pelos órgãos ambientais) e a destruição do habitat de água doce estão entre as principais razões para o declínio da espécie.

== Kyodo

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*