AIEA registra 146 casos de comércio ilícito de materiais radioativos

As substâncias roubadas poderiam ser usadas por terroristas a construir “bombas” que misturam materiais nucleares e explosivos convencionais.

Do Mundo-Nipo

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) declarou nesta sexta-feira (21) que registrou mais de 146 acidentes de tráfico ilícito, posses e outras atividades não autorizadas de materiais radioativos em 2013, incluindo incidentes envolvendo substâncias que possam pôr humanos em perigo.

As substâncias roubadas poderiam ser usadas por terroristas a construir “bombas” que misturam materiais nucleares e explosivos convencionais.

Medidas para proteger materiais nucleares que podem ser utilizados para bombas serão destacados durante uma reunião entre líderes mundiais na segunda (24) e terça-feira (25) na Holanda.

A AIEA informou que seis incidentes foram não-autorizados ou ligados a atividades criminosas, enquanto 47 foram roubos ou incidentes. Quatro dos cinco incidentes envolvendo materiais com alto risco de exposição à radiação foram furtados.

(Do Mundo-Nipo com informações da agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Coreia do Norte lança mais 30 mísseis de curto alcance no Mar do Japão

Next Article

Presidente do BoJ mostra confiança para alcançar inflação de 2%

Related Posts