Prêmio ‘Energia Global’ é entregue à japonês criador de bateria de íon-lítio

O mundialmente conhecido cientista japonês, Akira Yoshino, recebeu o prêmio nesta sexta-feira.

Do Mundo-Nipo

AkiraYoshino recebe Global Energy Prize 2013 (Foto: Kyodo)
Akira Yoshino recebeu o Global Energy Prize 2013 neste sexta-feira (Foto: Kyodo)

O cientista japonês Akira Yoshino foi uma das duas pessoas agraciadas com o prêmio russo Global Energy Prize (Prêmio de Energia Global) deste ano por seu desenvolvimento de baterias de íons de lítio, que é amplamente utilizada em celulares e veículos elétricos.

Em uma cerimônia realizada no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês), na sexta-feira (data local), o diretor executivo da Rosneft (pretrolífera estatal russa), Igor Sechin, realizou as premiações dos dois agraciados com o ‘Energia Global’, também conhecido como Prêmio Nobel da Rússia, em nome do presidente russo Vladimir Putin.

Os laureados foram o cientista japonês mundialmente conhecido, Akira Yoshino, e o presidente da Academia das Ciências da Rússia, Vladimir Fortov.

O afamado Yoshino foi galardoado por sua pesquisa e criação de acumuladores de íons de lítio, utilizados em toda uma série de produtos, desde celulares a veículos. Enquanto Fortov foi distinguido pelas soluções inovadoras que permitirão evitar a desativação das redes de eletricidade caso um raio atinja uma linha de transmissão de energia elétrica ou uma subestação elétrica.

“Estou orgulhoso de que minha pesquisa tenha exercido um impacto positivo sobre os dispositivos de telecomunicações e veículos elétricos. Acredito que esta atribuição irá incentivar os pesquisadores em novas tecnologias para baterias”, disse Yoshino na cerimônia de premiação.

As informações são da agência Kyodo e portal Voz da Rússia.

 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Usina de energia "mega solar" deve ser construída em Fukushima

Next Article

Tepco confirma vazamento em instalação de tratamento de água de Fukushima Daiichi

Related Posts