Vulcão Sakurajima registra 31 erupções e bate recorde de explosões em um dia

Com 31 explosões em apenas um dia, a atividade vulcânica no Sakurajima tem se mostrado crescente desde o início da semana.

Do Mundo-Nipo

O vulcão ativo Sakurajima, localizado na província de Kagoshima, no sul do Japão, bateu o recorde de atividade na sexta-feira (27) ao registrar 31 erupções explosivas em apenas um dia, informou neste sábado o jornal The Asahi Shimbun.

De acordo com o Observatório Meteorológico de Kagoshima, por volta das 16h locais de sexta-feira, a fumaça tóxica liberada por uma das duas crateras do vulcão de 1.117 metros provocou uma grande nuvem de cinzas com mais de 3 mil metros de altura. Durante as explosões, rochas vulcânicas foram expelidas em uma área de 1.300 metros nos arredores da montanha.

A atividade vulcânica no Sakurajima tem se mostrado crescente desde o início da semana. Na quinta-feira, o vulcão já havia batido o recorde com 26 explosões, indicando atividade intensa durante 48 horas, mas de forma intermitente, com algumas pausas ao longo do dia, conforme noticiou o Asahi.

Segundo o observatório, as atividades vulcânicas na montanha aumentaram significativamente em 2015, com 290 erupções explosivas em apenas 3 meses, quase o dobro da média anual registrada nos últimos cinco anos, com mínima de 450 e máxima de 996 explosões ao ano.

O observatório alerta sobre uma possível queda de cinzas ao longo do fim de semana em algumas cidades nas proximidades do vulcão. Contudo, apesar de apresentar atividades crescentes, o observatório afirma que a montanha não está mostrando sinais de erupção de grande porte que possa ameaçar a segurança dos residentes nas proximidades, mesmo assim, pede para que fiquem atentos aos boletins.

Em explosões mais violentas, Sakurajima emite o raro fenômeno chamado “luzes vulcânicas”, que marca a aparição de relâmpagos e raios sobre os vulcões ativos. Apesar de assustador, o fenômeno fornece um espetáculo incomum de luzes nos céus durante explosões noturnas.

Vulção Sakurajima (Foto: Martin Rietze)
Sakurajima emite o raro fenômeno chamado “luzes vulcânicas” (Foto: Arquivo/Martin Rietze)

 

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar reverte desvalorização, sobe mais de 1,5% e fecha semana em alta

Next Article
Arroz japones Foto Donade Mundo Nipo 900x600 Atualizacao 14 02 2016

Receita de gohan: arroz japonês cozido

Related Posts