Vulcão Shindake tem forte erupção e provoca evacuação de ilha no sul do Japão

A Agência Meteorológica ativou o nível máximo de alerta e recomendou a evacuação total da ilha Kuchinoerabu, em Kagoshima.

Uma forte explosão do vulcão Shindake, localizado na ilha Kuchinoerabu, no sudoeste do Japão, levou autoridades locais a ordenar a retirada dos 130 moradores da ilha na manhã desta sexta-feira (hora local).

A primeira explosão do Shindake foi registrada às 9h59 locais de sexta-feira (21h59 de quinta-feira em Brasília). Pouco depois, a Agência Meteorológica do Japão (JMA) ativou o nível máximo de alerta em caso de erupção, de um total de 5 em sua escala de alerta vulcânico, e recomendou a evacuação da ilha.

Explosão do vulcão Shindake em 29 de maio de 2015 (Foto: Kyodo/JMA)
Imagens mostraram uma enorme nuvem de cinza negra que chegou a alcançar cerca de 9 mil metros (Foto: Kyodo/JMA)

A emissora pública ‘NHK’ informou que o magma expelido pelo vulcão chegou até uma das praias da ilha. Até o momento, não há relato de feridos.

Imagens exibidas pela emissora mostraram uma enorme nuvem de cinza negra que chegou a alcançar cerca de 9 mil metros de altitude.

As autoridades da ilha vizinha de Yakushima, capital administrativa do arquipélago ao qual pertence Kuchinoerabu, estão coordenando a retirada dos moradores e enviaram embarcações para apoiar as operações.

Em agosto do ano passado, o Shindake registrou sua primeira erupção em 34 anos, o que obrigou a Agência Meteorológica a decretar o nível 3. Além disso, desde janeiro o acesso a uma parte da ilha estava interditado devido a uma série de terremotos recentes, aparentemente de origem vulcânica.

A Agência também detectou em março o aumento do nível de dióxido de enxofre no ar no entorno do Shindake, que tem cerca de 650 metros de altitude.

Kuchinoerabu, com uma superfície de aproximadamente 38 quilômetros quadrados, é parte da província de Kagoshima e está a cerca de 100 quilômetros ao sul da ilha de Kyushu, uma das quatro maiores do arquipélago japonês.

O Japão está situado no anel de fogo do Pacífico, e possui 110 vulcões ativos.

Do Mundo-Nipo
Fontes: NHK News | Agência Kyodo |  Agência EFE.

Total
0
Shares
Previous Article

Preço médio da gasolina no Japão atinge o maior nível do ano

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Taxa de desemprego no Japão cai ao menor nível em 18 anos

Related Posts