Japão emite alerta após erupção de vulcão perto de Tóquio

Áreas no entorno do Monte Hakone, a cerca de 80 quilômetros de Tóquio, foi evacuada após erupção do monte nesta madrugada.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês) ordenou nesta terça-feira a evacuação no entorno do Monte Hakone, situado na província de Kanagawa, a cerca de 80 quilômetros a sudoeste de Tóquio, após confirmar uma pequena erupção no vulcão.


saiba mais


Aumenta pressão de gases emitidos por vulcão perto de Tóquio


Alerta de erupção de vulcão perto de Tóquio é elevado para nível 2


Aumento na rotina de terremotos obriga Japão a inspecionar vulcão perto de Tóquio


A zona evacuada fica no vale de Owakudani, na encosta do monte, onde há duas casas residenciais, oito hotéis e hostels (uma casa de banhos medicinais), uma empresa e 12 casas que são alugadas para veraneio. Nesse local, residem no total umas 40 pessoas.

Por causa da erupção, a JMA elevou o nível de alerta de 2 para 3, de um total de cinco, o que significa que as pessoas não devem se aproximar do entorno do monte, segundo o órgão, que confirmou hoje ter registrado uma pequena erupção ocorrida ontem no monte, depois que detectou novas colunas de fumaça e acúmulo de cinzas expelidas pelo vulcão.

O novo nível de alerta proíbe o acesso a um perímetro de 1 quilômetro no entorno do vale de Owakudani, uma conhecida área de águas termais na encosta do Monte Hakone, que vem sento estritamente monitorada desde maio, quando a JMA detectou a possibilidade de uma erupção pelo aumento da atividade sísmica nos arredores do vulcão.

Além disso, uma autoridade da agência disse que a atividade na área possivelmente subiu “para um novo nível”, e alertou para o perigo de deslizamentos de terra e da possibilidade que nuvens de cinza sejam expelidas pelo vulcão na região de Owakudani.

(Com informações das agências EFE e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar muda tendência e fecha em queda com realização de lucros

Next Article
Estacao de trem no Japao Imagem Mundo Nipo 900x600 18 02 2016

'Autoimolação' em trem-bala no sul Tóquio deixa 2 mortos e 26 feridos

Related Posts