Terremoto de 4,9 graus sacode o centro do Japão

O abalo foi sentido mais intensamente nas províncias de Aichi e Gifu.

Do Mundo-Nipo

Um terremoto com magnitude preliminar de 4,9 graus na escala Richter foi sentido na região de Tokai, no sul de Chubu, região central do Japão, na madrugada desta quarta-feira (horário local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não há risco de tsunami. Até o momento, não há informações sobre vítimas ou danos a edificações.

De acordo com a JMA, o tremor ocorreu às 00h04 locais de quarta-feira (12h04 desta terça-feira pelo horário de Brasília), com epicentro registrado na região de Mino, cidade localizada no sudoeste da província de Gifu, a uma profundidade de 40 quilômetros.

Terremoto em Toka em 03-03-2015 (Imagem: Reprodução/JMA)
O mapa mostra o local do epicentro e as áreas atingidas (Imagem: Reprodução/JMA)

O abalo foi sentido mais intensamente nas províncias de Aichi e Gifu, atingindo intensidade máxima de 4 graus (nível médio) na escala japonesa, que vai até 7. Apesar de o terremoto ter sido moderado, a agência alertou para a possibilidade de ocorrer réplicas (tremores secundários) na região.

O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, as autoridades locais não relataram incidentes, vítimas ou danos a construções, como também não houve interrupções nos sistemas de transportes.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência, por isso possui uma infraestrutura que foi desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Veja abaixo as áreas mais afetadas, de acordo com o mapa da JMA (escala japonesa):

Áreas que registram 4 graus

GIFU
Kawabe-cho Nakakawabe
Yaotsu-cho Yaotsu

AICHI
Ichinomiya-shi Kisogawacho

*Confira os dados no website da JMA.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Helldivers, Resident Evil e Mario vs. Donkey Kong estão nos lançamentos da semana

Next Article

Dólar renova máxima e fecha acima de R$ 2,92 pela 1ª vez em 10 anos

Related Posts