Meteorologia

Vulcão “adormecido” entra em erupção no sul do Japão

O vulcão Shindake entrou em erupção após ficar adormecido por 34 anos.

Do Mundo-Nipo

O vulcão Shindake, localizado na ilha Kuchinoerabu, no sul do Japão, entrou em erupção no domingo (3), depois de ter ficado adormecido por 34 anos. Uma coluna de cinzas de 800 metros de altura se formou sobre sua cratera, e moradores próximos a montanha foram obrigados a abandonar suas casas, conforme informou a emissora pública NHK.

 

Vulcão Shindake entra em erupção (Imagem: Reprodução/YouTube/FNN News)

A ilha Kuchinoerabu, situada em Yakushima, na província de Kagoshima, é habitada por 77 famílias (Imagem: Reprodução/YouTube/FNN News)

 

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu um alerta de nível 3 (de um total de 5) para erupções. Isso significa que as pessoas não devem se aproximar do local enquanto o vulcão estiver em atividade, já que pode lançar detritos, como pedras, em um raio de até dois quilômetros.

A ilha Kuchinoerabu, situada em Yakushima, na província de Kagoshima, é habitada por 77 famílias, totalizando 135 moradores. No domingo, 91 pessoas deixaram voluntariamente suas casas e procuraram prédios públicos, onde 35 ainda se encontram abrigadas até o momento, relata a FNN News.

Uma chuva de cinzas cobriu boa parte da ilha. Além disso, a agência alerta para que os moradores tenham cuidado com o tufão 11, que está se próximo do sul Japão, região que já está sendo atingida por chuvas torrenciais, inundações e deslizamentos de terra.

 

Confira abaixo o vídeo da FNN News com imagens da erupção:

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários