Chuvas intensas provocam a evacuação de mais de 34 mil pessoas no Japão

Milhares de pessoas foram obrigadas a deixarem suas casas na província de Kyoto.

Do Mundo-Nipo

As intensas chuvas que caíram na província de Kyoto, na região central do Japão, durante a madrugada desta sexta-feira (5) levaram as autoridades locais a recomendarem que mais de 34 mil pessoas deixem suas casas, informou a emissora pública ‘NHK’.

Na cidade de Ayabe caíram mais de 200 milímetros de água em apenas três horas, uma quantidade recorde que é equivalente a chuva acumulada durante todo um mês de setembro na região, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Várias casas foram inundadas, o que motivou a decisão da prefeitura de emitir um aviso para a retirada dos 34.159 moradores.

A saída dos moradores também foi recomendada em outras áreas das prefeituras de Kyoto e Hyogo por risco de inundações, deslizamentos de terra e tornados.

Segundo a previsão da JMA, as intensas chuvas devem continuar até a noite, com possibilidades de persistirem durante o final de semana.

No último dia 20 as fortes chuvas causaram quase uma centena de vítimas, entre mortos e desaparecidos, na cidade de Hiroshima, no oeste do Japão.

As inundações e principalmente os deslizamentos de terra destruíram imóveis e estradas da cidade. As autoridades foram criticadas por não terem emitido um alerta de evacuação uma hora após os primeiros alarmes sobre o alto nível de chuva, que havia ultrapassado o limite emergencial estabelecido para a região.

(Com informações da NHK e das agência AFE e  Kyodo)

*Veja como está o Tempo no Japão neste momento.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Índice coincidente da economia japonesa melhora em julho

Next Article

Duas meninas se jogam do 8º andar de um prédio em Tóquio

Related Posts