Grande tufão pode atingir o Japão na manhã de terça-feira

O tufão Neoguri é de grandes dimensões e seu deslocamento indica que poderá chegar ao Japão na manhã de terça-feira.

Do Mundo-Nipo

Um grande tufão e considerado muito forte está sendo monitorado em águas do oceano Pacífico Noroeste, entre Japão, Filipinas e China. Trata-se do tufão Neoguri, nome que também foi usado para outros tufões de grandes proporções, em 2008 e 2002.

 

Tufão Neoguri visto por satélite (Imagem: Agência Meteorológica Japonesa)
Tufão Neoguri visto por satélite (Imagem: Agência Meteorológica Japonesa)

 

O Neoguri é de grandes dimensões e seu olho pode ser visto claramente nas imagens de satélite. Ele está sendo monitorado pela Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês).

O boletim técnico da agência no horário das 12 UTC deste domingo (09h00 horas pelo horário de Brasília) informou que o Neoguri estava se deslocando para norte-noroeste com velocidade de 25 km/h. A pressão mínima já estava em 935 hPa e baixou em relação ao que foi observado às 06h00 (9 UTC).

Os ventos constantes deste tufão são estimados em 90 nós (aproximadamente 166 km/h), mas com rajadas de 130 nós (240 km/h).

Segundo a Agência Meteorológica das Filipinas, o Neoguri deve avançar no sentido nordeste, se aproximando da província de Batanas na segunda-feira, e depois seguir para o sul do Japão, mais precisamente na ilha de Okinawa.

A previsão de deslocamento indica que Neoguri poderá atingir o arquipélago japonês na manhã de terça-feira (8).

Tufões são sistemas idênticos aos furacões e se formam em regiões oceânicas tropicais de águas muito quentes. Tufão é a denominação que se dá no oceano Pacífico Noroeste.

A agência fez uma alerta para que as pessoas se mantenham informadas sobre a intensidade e o trajeto do tufão e disponibiliza em seu site informações detalhadas e ao vivo sobre todas as atividades do Neoguri: (http://www.jma.go.jp/en/typh/).

(Com informações do CLIMATEMPO News e das Agências Meteorológicas do Japão e das Filipinas)

*Veja como está o Tempo no Japão neste momento.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Motorista drogado avança sinal, bate em veículos e colide em guard-rail em Tóquio

Next Article

Banco Mundial e Japão apresentam relatório de prevenção a desastres

Related Posts