Japão emite alerta máximo para chegada de poderoso tufão em Okinawa

Okinawa deverá ser uma das províncias mais castigadas pelo tufão que está prestes a deixar a classificação de “muito forte” para “devastador”.

Do Mundo-Nipo

A proximidade do tufão chamado Neoguri (tufão nº 8) levou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) a emitir, às 18h20 desta segunda-feira (06h20 pelo horário de Brasília), um alerta especial na região da ilha de Miyako, em Okinawa. A agência alerta que o aviso poderá se estender ainda nesta noite para toda a ilha de Okinawa, no extremo sul do Japão, e áreas próximas.

 

Tufão Neoguri se encaminha para a ilha de Okinawa (Imagem: Reprodução/JMA)
O tufão está prestes a deixar a classificação de “muito forte” para “devastador” (Imagem: Reprodução/JMA)

 

De acordo com a agência, Okinawa deverá ser uma das províncias mais castigadas pelo tufão, que pode provocar ondas de até 14 metros de altura, além de ventos extremamente fortes e chuva intensa.

Ainda não é possível dizer de forma precisa quando o tufão afetará outras partes do Japão. Pela previsão da Agência, o fenômeno climático pode atingir a região central do país entre quinta e sexta-feira.

O Neoguri está sendo classificado como o pior tufão da história para o mês de julho. A agência diz que ele está ganhando força e nas próximas horas poderá ter a classificação elevada de “muito forte” para “devastador”.

De acordo com o último boletim meteorológico da JMA, divulgado às 18h50, o tufão se desloca no sentido noroeste, para o sul de Okinawa, a uma velocidade 25 quilômetros por hora. Há ventos sustentados de até 180 km/h, com picos de até 252 km/h.

O boletim diz ainda que, na manhã de terça-feira, o tufão pode atingir o nível de “devastador” e adquirir ainda mais força, chegando a ventos sustentados de até 198 km/h, com picos de até 270 km/h.

O alerta especial da agência, que é representado pela cor violeta, foi introduzido no ano passado pela Agência Meteorológica para ocorrências de desastres naturais, somando-se a outras duas categorias: alerta amarelo e alerta vermelho.

A JMA apela para que as pessoas se mantenham informadas sobre a intensidade e o trajeto do tufão e disponibiliza em seu site informações detalhadas e ao vivo sobre todas as atividades do Neoguri: (http://www.jma.go.jp/en/typh/)

*Veja como está o Tempo no Japão neste momento.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Microsoft promove evento para impulsionar vendas no Japão

Next Article

Toyota pondera elevar preços de seus veículos nos mercados emergentes

Related Posts