Pequeno tsunami atinge a costa nordeste do Japão

Ondas de 10 e 20 centímetros foram detectadas nas cidades de Ishimaki e Ofunato.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

Um forte tremor atingiu a costa do Pacífico no nordeste do Japão no início deste sábado (data local), o que levou a Agência Meteorológica do Japão a emitir alerta amarelo de tsunami para a região que quase foi destruída em março de 2011, quando um enorme tsunami gerado pelo terremoto de 9 graus devastou a região e matou milhares de pessoas, provocando também a pior crise nuclear desde Chernobyl.

Avisos de evacuação foram emitidos para algumas comunidades costeiras nas províncias de Iwate e Miyagi, enquanto as empresas de energia elétrica e as autoridades locais disseram que não houve relatos de anormalidades nas usinas nucleares na região, incluindo a fatídica usina Fukushima Daiichi, que foi violentamente atingida pelo tsunami, há três anos.

O tremor com magnitude preliminar de 6,8 graus, ocorreu às 04h22 de sábado (16h42 de sexta-feira em Brasília) com epicentro à cerca de 140 quilômetros a leste da costa de Fukushima, a uma profundidade de cerca de 10 km, conforme informou a Agência Meteorológica do Japão.

Os governos da província de Iwate, Miyagi, Fukushima, Ibaraki e Tochigi disseram que não têm relatos confirmados de feridos ou danos.

O tremor, que teve intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa (que vai até 7), foi sentido em algumas áreas das províncias de Miyagi, Fukushima, Ibaraki e Tochigi. A agência emitiu um alerta de tsunami para a costa nordeste pouco depois das 04h30 de sábado (16h30 de sexta-feira em Brasília), solicitando a população da região a se afastarem de praias, portos ou rios.

Os governos locais na região emitiram avisos de evacuação para nove municípios, incluindo Ofunato e Kamaishi, na prefeitura de Iwate, e a cidade de Higashimatsushima, na prefeitura de Miyagi. O governo da cidade de Rikuzentakata, em Iwate, uma das mais atingidas  pelo grande terremoto em 2011, emitiu um aviso de evacuação para 1.577 pessoas em 747 domicílios.

Logo depois, por volta das 05h10 de sábado (17h10 de sexta-feira em Brasília), a agência detectou uma onda de 20 centímetros na cidade de Ishimaki, em Miyagi. Alguns minutos depois, uma onda de 10 centímetros foi detectada em Ofunato.

O alerta de tsunami foi levantado às 6h15 de sábado (18h15 de sexta-feira em Brasília). O aviso de evacuação nas duas prefeituras também foram retirados mais tarde. A agência disse que o tremor foi provavelmente uma réplica (tremores secundários) do “Grande Terremoto de 2011”.

O alerta amarelo emitido é o mais baixo de um total de três níveis de acordo com a altura do tsunami. A agência, no entanto, alerta sobre a possibilidade de ocorrerem réplicas na região.

 

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Após alívio na Europa, dólar tem leve queda, mas termina semana com alta de 0,27%

Next Article

Dólar se mantém estável ante o iene com alívio sobre crise de banco português

Related Posts